Educação de Jovens e Adultos na Amazônia: uma experiência educativa no Programa Projovem Campo Saberes da Terra
Palabras clave:
Educação do campo. Jovens e adultos. Projovem Campo.Resumen
O presente texto faz referência a uma experiência educativa no Programa Projovem Campo Saberes da Terra, cujo objetivo foi trabalhar com jovens e adultos agricultores do campo do município de Abaetetuba, Estado do Pará, com o intuito de qualificá-los profissionalmente com foco na agricultura familiar. O estudo teve como suporte teórico metodológico a pesquisa documental, de campo e análise bibliográfica. A coleta de dados ocorreu entre os dias sete (7) a onze (11) de Abril de 2014. Conclui-se que o Programa tem possibilitado não somente a qualificação, como também o acesso à escolarização obrigatória e, sobretudo a valorização do modo de vida de cada educando.
Citas
________. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução nº 1, de 3 de Abril de 2002.
________. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008a.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9394\96), Brasília (DF), 1996.
________. Lei nº 11.692, de 10 de Junho de 2008. Brasília:2008b.
________. Projeto Político Pedagógico: Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos Integrada com qualificação Social e Profissional para Agricultores (as) familiares. Brasília, 2010.
CAFÉ et al. Juventude do Campo e Educação: múltiplos olhares e possibilidades. In: Cadernos de Textos: contribuição para o debate. I Seminário Estadual de Juventude do Campo, Belém, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves; MOROZ, Melania. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano Editora, 2002.
LAFFIN, M. H. L. F. A Constituição da Docência na Educação de Jovens e Adultos. In: Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, pp. 210-228, jan/abr 2012.
LOUREIRO, V. R. Educação e Sociedade na Amazônia em mais de meio Século. Revista Cocar, V. 01, Nº 1, p. 17-45, jan\jun, 2007.
PEREIRA, R. C. Sexo, Casamento e Família: o cotidiano da juventude do campo de Abaetetuba/Pará. Revista Interdisciplinar da Divisão de Pesquisa e Pós - Graduação do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins/UFPA. v. 8. n. 11/Ago/2014.
SILVA, G. P. Magistério da Terra: O desafio para a construção de uma nova metodologia para a educação do campo. In: SILVA, G. P.; CANALI, H. H. B.; RODRIGUES, D. S.; ARAÚJO, M. N. C. (Orgs). 2007. Educação do Campo na Amazônia: Uma experiência. Edufpa, Belém.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).