Perfil dos educandos da primeira turma do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Araranguá – SC

Autores/as

  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Angeluce Costa

Palabras clave:

Especificidade. Alunos. PROEJA.

Resumen

O objetivo desse trabalho foi conhecer as especificidades dos alunos do curso PROEJA-FIC, do câmpus de Araranguá, Instituto Federal de Santa Catarina. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para 10 alunos. Para a análise das respostas das questões objetivas utilizou-se um padrão de contagem, sendo os resultados apresentados em forma de gráficos. A maioria dos alunos é do sexo masculino, casados, pertencentes à faixa etária de 41 a 50 anos, empregados, oriundos de escolas públicas, afastados da escola há mais de 12 anos, tendo parado de estudar para trabalhar. Segundo eles, voltaram para a escola em busca de um futuro melhor e atraídos pela qualidade de ensino do IFSC. Como empecilho para a realização do curso, encontram dificuldades em algumas matérias e apontam que do que mais gostam no curso são os conhecimentos adquiridos. 70% dos alunos pretendem realizar um PROEJA de ensino médio após o término do curso.

Citas

ANDRADE, E.R. Os sujeitos educandos na EJA. In: TV Escola, Salto para o Futuro. Educação de Jovens e Adultos: continuar... e aprender por toda a vida. Boletim, 20 a 29 de set., 2004.

ANDRÉ, M.E.D.A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

ARROYO, M. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revej@, v.1, p.1-18, 2007.

BRASIL. Alunos e alunas da EJA. Ministério da Educação: Brasília, 2006.

CARDOSO, C.; VERNEQUE, F.; ALMEIDA, D. PROEJA: possibilidades e entraves. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 1, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

COSTA, F.L.M.; SOBRINHO, F.P.; DIAS, I.E.F. O perfil dos alunos do PROEJA no CEFETCE: o que pensam e o que desejam. 2007. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

FARIAS, A.F. Identificando os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no município de Presidente Prudente-SP. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, 21, 2009, São José do Ribeirão Preto. Anais... São José do Ribeirão Preto, 2009.

FERREIRA, G.D.F.; ALCÂNTARA, L.C.S.; GAHYVA, S.R. Identidade do aluno EJA. Profiscientia (Cuiabá), v. 4, p. 185-208, 2009.

FERREIRA, R.B.C.; DANTAS, V.X. Aluna da EJA: quem é essa mulher? In: SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS, 2, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HADDAD, S. Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

LOPES, S.P.; SOUSA, L.S. EJA: uma educação possível ou mera utopia? CEREJA, v. 1, p. 17-19, 2007.

MARINHO, I.B.; FERREIRA, M.J.R. Os sujeitos do PROEJA: a participação da mulher no curso técnico integrado de segurança do trabalho no IFES – Campus Vitória. Debates em educação científica e tecnológica, v.1, n.1, p.76-84, 2011.

MENEZES, C. S. A participação feminina em turmas da Educação de Jovens e Adultos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5, 2005, Recife. Anais... Recife, 2005.

MOTTA, L.S. Alunos do PROEJA IFG/JATAÍ: quem são? Por onde andam? 2009. 61f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

MOURA, G.G.; MELO, J.D. Perfil do aluno proeja do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju com ingresso em 2010. In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.
NASCIMENTO, N.C.C.; TAVARES, G.R.C. Perfil dos alunos do PROEJA em uma instituição de educação profissional técnica de nível médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8, 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.

NESRALLA, M.R.D. Onde está o público do PROEJA? Considerações sobre a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5, 2009, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2009.

OLIVEIRA, E.C.; CEZARINO, K.R.A.; SANTOS, J.S. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no PROEJA. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.

OLIVEIRA, M.K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n.12, 1999.

RIBEIRO, I.F. Perfil dos alunos do PROEJA do IFRS – BG. 2009. 20f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, 2009.

SILVA, A.D.B. A EJA na modalidade a distância: facilidades e implicações. 26f. 2009. Especialização (Monografia em Educação PROEJA), Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, 2009.

SILVA, A.R.N.; COSTA, M.A.R.P.; NASCIMENTO, L.M.L. Discutindo o perfil dos alunos do curso de edificações na modalidade EJA - CEFET-RN: desafios e possibilidades. In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.

SOARES, M.A.F. Perfil do aluno da EJA / médio na escola Dr. Alfredo Pessoa de Lima. 2007. 58f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

SOUSA, K.C.; CUNHA, N.S. Perfil dos alunos de Educação de Jovens e Adultos de Teresina. 2010. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.19/GT_19_03_2010.pdf>. Acesso em 20 abr. 2011.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZÚÑIGA E.M. Educação de Adultos: um espaço para o desenvolvimento e fortalecimento das mulheres dos setores populares. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES, 1994, Olinda. Anais... Brasília: INEP, 1994.

Publicado

2015-12-22

Número

Sección

CURRÍCULO