INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO PROEJA FUNDAMENTAL BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS)

Autores/as

  • Paulo Cesar Machado IFSC

Palabras clave:

Jovens e adultos surdos. Interações discursivas. Ensinoaprendizagem de Ciências bilíngue (LIBRAS/português). Conceito científico.

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências para jovens e adultos surdos. É inspirado no instrumento analítico desenvolvido por Mortimer e Scott (2003), que possibilita a investigação dos seguintes aspectos: intenções do professor; conteúdo do discurso; abordagem comunicativa; padrões de interação e intervenções do professor. Ao final da análise, foi possível evidenciar os padrões discursivos que emergiram da interação entre professor e alunos, e como a abordagem comunicativa e os padrões de interação, promovidos pelo professor, possibilitaram dinâmicas interativas em sala de aula da turma do PROEJA bilíngue, ajudando a elucidar aspectos importantes da prática docente e do processo de ensino-aprendizagem dos jovens e adultos surdos.

Número

Sección

CURRÍCULO