SABERES, INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO NO PROEJA FIC PRISIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO EM ALEGRETE

Autores/as

  • Greice Gonçalves Girardi Instituo Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete
  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete

Palabras clave:

Ensino profissional. Ensino Fundamental. Educação de Jovens e adultos.

Resumen

Este trabalho pretende dar visibilidade ao desenvolvimento das atividades, às dificuldades e tensionamentos do Curso de Formação Inicial e Continuada em Construção Civil Integrado ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o qual iniciou em março de 2010 e terminou em dezembro de 2011. O Curso faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada Integrada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC), do Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Alegrete/RS, e foi especialmente projetado para atender à demanda do Presídio Estadual de Alegrete/RS. Para a implantação do Curso, foi estabelecida uma parceria entre três Instituições, todas de Alegrete/RS: o Instituto Federal Farroupilha, a Universidade Federal do Pampa e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Este Curso foi todo estruturado em conjunto: gestores, professores e alunos, sempre seguindo os ensinamentos de Paulo Freire, porquanto algumas de suas reflexões encontram-se neste relato.

Biografía del autor/a

Greice Gonçalves Girardi, Instituo Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete

CERTIFIC,PROEJA FIC e PROEJA, professora de Língua Portuguese e Lingua Inglesa.

Mauricio Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete

CERTIFIC,PROEJA FIC e PROEJA, Coordenador e professor de Matemática e Estatística

Número

Sección

FORMAÇÃO DE PROFESSORES