SABERES, INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO NO PROEJA FIC PRISIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO EM ALEGRETE
Palabras clave:
Ensino profissional. Ensino Fundamental. Educação de Jovens e adultos.Resumen
Este trabalho pretende dar visibilidade ao desenvolvimento das atividades, às dificuldades e tensionamentos do Curso de Formação Inicial e Continuada em Construção Civil Integrado ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o qual iniciou em março de 2010 e terminou em dezembro de 2011. O Curso faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada Integrada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC), do Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Alegrete/RS, e foi especialmente projetado para atender à demanda do Presídio Estadual de Alegrete/RS. Para a implantação do Curso, foi estabelecida uma parceria entre três Instituições, todas de Alegrete/RS: o Instituto Federal Farroupilha, a Universidade Federal do Pampa e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Este Curso foi todo estruturado em conjunto: gestores, professores e alunos, sempre seguindo os ensinamentos de Paulo Freire, porquanto algumas de suas reflexões encontram-se neste relato.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).