Vol. 10 No. 17 (2021): Revista "EJA em Debate"
Revista EJA em Debate
Ano 10, edição nº 17 – jan-jun. 2021
Esta edição de número 17, respectiva ao primeiro semestre de 2021, está sendo lançada em um momento de transição no contexto pandêmico em que estamos inseridos, uma vez que – finalmente, após inúmeros percalços – tivemos um avanço considerável na vacinação no Brasil, alcançando, inclusive, os sujeitos mais jovens, com a primeira e a segunda dose da vacina.
Os textos da revista contemplam as seções de formação de professores, políticas públicas e teorias e práticas pedagógicas.
Seção de “Formação de professores”
Projetos formativos em educação escolar de jovens e adultos: as pesquisas sobre ensino de biologia da área de avaliação educação da CAPES (1997-2019)
Júlia Beatriz Mendes de Assunção
Lucas Martins de Avelar
Rones de Deus Paranhos
Juvenilização da EJA: possibilidades e desafios na escolarização
Kerén Talita Silva Miron
Chris Royes Schardosim
Seção de “Políticas Públicas”
Educação de jovens e adultos: disputas e conflitos na construção de um direito social na cidade de belo horizonte
Clifton Arllen Gomes Fernandes
Francisco André Silva Martins Martins
“Escola, educação básica e analfabetismo estrutural no brasil: a negação da escola aos trabalhadores”
José Ronaldo Silva dos Santos
Tenório Batista Lima Sobrinho
“A EJA na Amazônia brasileira: a produção intelectual na ANPED/norte”
Adriana Francisca de Medeiros
Silvane dos Santos Pereira
Seção de “Teoria e práticas pedagógicas”
“O estudo de grandezas e medidas num livro didático da EJA: reflexões acerca das práticas de numeramento”
Carlesom dos Santos Piano
Narciso Das Neves Soares
“Análise do ambiente e desenvolvimento do ensino e aprendizagem: perspectiva e resiliência às mudanças climáticas na educação de jovens e adultos (EJA)”
Adriano Ineia
Priscila de Campos Velho
Thais Emilia Reder
Rodrigo Spinelli