EJA E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: RELEVÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO
Keywords:
Língua materna, EJA, Projetos de letramento.Abstract
Neste trabalho discutimos o significado de ensino da língua materna no contexto dos cursos de Educação de Jovens a Adultos (EJA), nos quais a grande maioria dos alunos usa variantes não prestigiadas da língua portuguesa brasileira,utilizando os estudos de cientistas sociais que questionam a própria noção de língua materna e sua relação com outras línguas (BAGNO, 1999; VERMES; BOUTET, 1989). Ilustramos, através de um exemplo de discriminação linguística descrito em Santos (2012), as dificuldades de ensinar e aprender a língua como disciplina escolar, e propomos, como forma de evitar algumas das dificuldades,problemas e armadilhas da aula, os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000),uma organização didática centrada nas práticas sociais de uso da língua escrita, que propicia a criação de situações que permitem a percepção de que tanto o uso da escrita quanto o exercício da oralidade estão implicados em situações de legitimação de grupos sociais marginalizados e que demonstram a imbricação entre usos da linguagem e mudança social.Downloads
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).