UMA ANÁLISE DA FLUÊNCIA NA REDAÇÃO DE ESTUDANTES DO PROEJA AUXILIADOS PELO BLOG NA EDUCAÇÃO

Authors

Keywords:

Escrita. Blog. Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA

Abstract

Este artigo descreve uma investigação que teve como objetivo apresentar alternativas pedagógicas à aula expositiva tradicional no desenvolvimento da fluência da escrita do estudante da educação profissional e tecnológica, na modalidade “Educação de Jovens e Adultos”. O texto descreve uma experiência e reflexões acerca da utilização das tecnologias da informação como instrumentos pedagógicos, fundamentada e pesquisada por Moran (2015) e Moll (2010). Também, apoia-se nas ideias de Saviani (2007) e Frigotto (2009) acerca da formação omnilateral do estudante. A análise da escrita dos estudantes é apresentada, com base nos trabalhos de Ruiz (2001), a partir de um estudo de caso baseado em uma prática pedagógica centrada no estudante. O trabalho investigativo foi de natureza qualitativa, cujos instrumentos utilizados para análise dos resultados foram a observação participativa da pesquisadora e questionários direcionados aos estudantes e docente regente da disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados foram satisfatórios e apresentam uma trilha para elaboração de estratégias pedagógicas que promovam a emancipação do estudante, nas esferas do desenvolvimento intelectual, liberdade de expressão e senso crítico.

Author Biographies

Carlos Emilio Padilla Severo, IFSul

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Viviane Borba Bueno Rodrigues, IFSul

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

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Published

2020-07-13

Issue

Section

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS