SER PROFESSOR: SENTIDOS, ANÁLISES E INCERTEZAS DE SI
Keywords:
Professores, Representações Sociais, EJA, Currículo.Abstract
O presente texto é derivativo de pesquisa em nível doutoral, desenvolvido através de entrevistas individuais e coletivas, complementares entre si, no âmbito da pesquisa qualitativa, com professores do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos no município de Natal/RN, Brasil. A sua base epistemológica está amparada na Teoria das Representações Sociais como fonte teórica primordial para a análise da investigação. Este artigo objetiva discutir o contexto de incertezas em que convivem os docentes no seu cotidiano escolar, atravessado de sentidos contraditórios e análises sobre o seu fazer pedagógico dentro dessa complexa modalidade do Ensino Fundamental, como reflexão realizada à luz da análise de contexto. A análise dos dados desvelou questões que afetam o professorado em níveis contrastantes de sabores e dissabores nas suas rotinas escolares. Revelou, ainda, a compreensão da construção de representações sociais, que se costuram como saberes do senso comum desses profissionais da educação escolar pública, numa trança simbólica que faz a malha de seus saberes curriculares dentro dessa modalidade educacional, indicando que há representações sociais de professores sobre os alunos jovens e adultos nessa modalidade de ensino.
References
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BARCELOS, Valdo. Formação de professores para Educação de Jovens e Adultos. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CASTRO. Ricardo Vieiralves de. Prefácio. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; Trindade, Zeidi Araujo. (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2014. p. 7-19.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; BRITO, Fabiana Erica de. As condições do trabalho docente em tempos de reestruturação produtiva: foco na educação básica do RN. In: CABRAL NETO, Antônio; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho docente: desafios no cotidiano da educação básica. Campinas, SP: Mercado das Letras; Natal, RN: UFRN, 2013.
DIJK, T. A. van. Discurso e poder. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015.
FOUCAULT, Michel. Estratégia, saber-poder. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: Wivian Weller e Nicolle Pfaff (orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
GILLY, Michel. As representações sociais no campo educativo. Educar, Curitiba, n. 19, p. 231-252. 2002. Editora da UFPR. Disponível em: http://revistas.ufpr.br. Acesso em: 17 maio 2016.
GONZÁLEZ REY, Fernando L. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações Sociais e Polifasia Cognitiva: notas sobre a pluralidade e sabedoria da razão. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; Trindade, Zeidi Araujo (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2014.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MOSCOVICI, Serge. A invenção da sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
NOBREGA, Sheva Maria da. Sobre a teoria das representações sociais. In: Antônia Silva Paredes Moreira (org.). Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa: Ed. Universitária/Autor Associado, 2001, p. 55-87.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane. Cenários da educação de jovens e adultos: desafios teóricos, indicativos políticos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane (org.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: questões atuais em cenário de mudança. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane (org.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
SANTOS, Veridiano Maia dos. EJA: saberes na articulação curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. UFRN: Natal, RN, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).