CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL PARA PENSAR A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Keywords:
Psicologia Social, Pedagogia Dialética, Aprendizagem, Educação de Jovens e AdultosAbstract
Um dos grandes desafios da educação brasileira é a garantia de uma aprendizagem de qualidade. No campo da Educação de Jovens e Adultos essa temática aparece, inclusive, nas políticas internacionais como o direito de aprender. A aprendizagem vem recebendo diversos tipos de abordagens especialmente no campo da produção científica da Psicologia e da Pedagogia que, por sua vez, legitimam formas específicas de estruturação dos processos de ensino e aprendizagem e suas metodologias. Neste trabalho, o objetivo é refletir dialeticamente a aprendizagem de pessoas jovens e adultas que constituem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos a partir das contribuições da perspectiva sócio-histórico-cultural por meio de revisão bibliográfica dos estudos dos psicólogos soviéticos Vigotski, Luria, Leontiev, do francês Wallon, além de estudiosos que têm desenvolvido suas teorias. A tese central desta reflexão sinaliza para o fato de que a aprendizagem dos sujeitos da EJA não só pode ser qualitativamente desenvolvida como é condição para seu desenvolvimento como pessoas e cidadãos
References
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 11, de 20 de maio de 2000. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.
IVIC, I. Lev Semionovich Vigotski. Trad. José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores MEC)
LEMME, P. Memórias de um educador. 2. ed. Brasília, DF: Inep, 2004. 5 v.
LEONTIEV, A. N. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Manuel Dias Duarte. Lisboa, Portugal: Horizonte Universitário, 1978. p. 259-284.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à psicologia. Trad. Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. v. 1.
PAIVA, V. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n. 8, p. 23-36, abril de 2007.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto e outros. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução Márcia Pileggi Vinha. Revista USP, São Paulo, 2010, 21(4), 681-701.
WALLON, H. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. Trad. Pedro da Silva Dantas. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1971.
WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Trad. Ana Rabaça. Lisboa, Portugal: Estampa, 1975.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).