O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Authors

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Proeja, Aprendizagem, Metodologias Ativas,

Abstract

Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades e potencialidades do desenvolvimento de metodologias ativas no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJAEPT). Esse estudo foi desenvolvido com duas turmas do Curso Técnico em Agroindústria ofertado no Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Assim, definiu-se a abordagem dessa pesquisa como qualitativa e realizaram-se observações participantes de atividades pedagógicas desenvolvidas com duas turmas. As anotações e relatos dessas observações foram organizadas para realização da análise documental. Concluiu-se que o perfil dos estudantes das turmas A e B exigiu estratégias de ensino-aprendizagem diferentes, bem como tempos e ritmos de ensino-aprendizagem distintos. Nesse processo de docência com ambas as turmas, observa-se que as dificuldades de aprendizagem aparecem atreladas à dificuldade de visualizar os conhecimentos teóricos na prática. Nesse sentido as metodologias ativas possibilitaram que se estabelecesse a relação entre teoria e prática tornando a aprendizagem significativa.

Author Biographies

Clarissa Barretta, Centro Universitário Uniavan

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação. Mestre e Doutoranda em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em MICROBIOLOGIA de Alimentos. Pós Graduada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Docência para Educação Profissional.

Priscila Juliana da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

 Mestre em Educação

 

Luiz Álvaro Monteiro Júnior, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutor em Medicina Veterinária

References

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

ARROYO, M. G. Educação de Jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L; GIOVANETTI, M. A. G C; GOMES, N. L.(Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BARBOSA, E.F.; MOURA, D.G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n 2. p. 48-67. Maio/agos. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília, agos. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 25 agos. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação: Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_indigena.pdf. Acesso em: 30 agos.2018.

COSTA, F. L. M. et al.O perfil dos estudantes do proeja no CEFETCE: o que pensam e o que desejam. Fortaleza. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_operfil.pdf. Acesso em: 25 agos. 2018.

COURTNEY, R. Jogo, teatro & pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DAL BEM, E. J. Proeja: Desafios e Perspectivas Pedagógicas da Mediação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

DELIZOICOV, D. Didática Geral. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2008. Disponível em: http://nead.uesc.br/arquivos/Fisica/Fisica1/didatica/modulo/unidade_i_didatica_UFSC.pdf. Acesso em: 16 set.2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIESEL A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. v. 14, n 1. p. 268 a 288. 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295. Acesso em: 14 set. 2018.

FARAI, D.S.A.; ASSIS, S.M. O Proeja Integrado à Educação Profissional: Desafios, Possibilidades e Práticas Docentes. Revista Holos. Ano 30, v. 02, p.123 a 133, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1968/809. Acesso em: 24 maio 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

GRAMIGNA, M.R.M. Jogos de empresa. 2. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2007.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Projeto Pedagógico do Curso Proeja FIC – Agroindústria Ensino Médio. 2016. Disponível em: http://www.camboriu.ifc.edu.br/cet/wp-content/uploads/sites/7/2017/08/PPC_PROEJA_AGROIND%C3%9ASTRIA_PRONTO.pdf. Acesso em: 25 agos. 2018.

JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas. v. 2, n. 2, p. 191-208, dez 2002.

KETAMO, H., Learning by Teaching: A Case Study on Explorative Behaviour in
an Educational Game, Network-Based Education, Finland, 2007.

KRASILCHIK, M. Educação ambiental na escola brasileira: passado, presente e futuro. Revista Ciência e cultura, ano 38, n.12, p. 1958- 1961, dez. 1996.

KUENZER, A. Z. As Mudanças no Mundo do Trabalho e a Educação: Novos desafios para gestão. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gestão Democrática da Educação: Atuais tendências, novos desafios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: SILVA, B.; ALMEIDA, L. (Eds.). Comunicação apresentada no VIII CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Braga: CIED - Universidade do Minho, p. 1751-1768, 2005.

LESSA, C. O. Um Apanhado Teórico-Conceitual Sobre a Pesquisa Qualitativa: Tipos, Técnicas e Características. v. 2, n. 3 (2008). Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/Artigo%20Pesquisa%20Qualitativa.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

LOPES, R. C.S. A Relação Professor Aluno e o Processo Ensino Aprendizagem. Diaadiaeducação. Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. 2009. Acesso em: 25 agos. 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Educação. São Paulo, v.26, n. 2, 2007.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004.

MOURA, D. H.; HENRIQUE, A. L S. PROEJA: Entre desafios e possibilidades. Campus EAD – Instituto Federal do Rio Grande do Norte. HOLOS, Ano 28, Vol 2 114, 2012. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/914/536. Acesso em: 25 agos. 2018.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. . Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio: Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p.199- 215, 2012.

REEVE, J. Why teachers adopt a controlling motivating style toward students and how they can become more autonomy supportive. Educational Psychologist. Hillsdale, v. 44, n. 3, p. 159–175, 2009.

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender: uma visão de como a educação deve vir a ser. Belo Horizonte: Editora Interlivros, 1973.

SANTOS, M. A. M. T. A produção do sucesso na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola pública em Brazilândia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

SELBACH, S. et al. Uma crônica para se pensar o ensino de Ciências. In: Ciências e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.11-13.

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed,1998.

Published

2019-12-20

Issue

Section

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS