AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NA EJA: UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICA
Abstract
Este artigo discute as causas da evasão escolar na EJA – Educação de Jovens e Adultos - a partir de uma concepção histórica. O objetivo central foi analisar as causas da evasão na EJA, no contexto brasileiro, elencando os motivos pelos quais os estudantes desta modalidade de ensino evadem da escola e os desafios para se retornar aos espaços escolares. Metodologicamente, uma pesquisa bibliográfica foi feita, propondo discutir questões relevantes relacionadas às especificidades da EJA. Percebeu-se que dois fatores contribuem para a evasão de jovens e adultos nas escolas brasileiras: os socioculturais, agregados às relações familiares e econômicas e o método de ensino aplicado nas salas de aula que não condiz com o perfil de estudantes dessa modalidade. Considera-se importante que existam políticas públicas direcionadas à permanência deste público na escola e que os métodos e estratégias de ensino correspondam às expectativas destes sujeitos, oportunizando emancipação na sociedade em que vivem.
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