A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EJA: SABERES, FAZERES E PRÁTICAS

Authors

  • Roquel Rodrigues de Lima Simas
  • Ricardo Antunes de Sá UFPR/PR

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos. Práticas pedagógicas. Saberes.

Abstract

Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo exploratório realizado em 2016/2017 junto apedagogos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I, em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Este estudo busca identificar saberes, fazeres e práticas de pedagogos nessa modalidade, a partir de suas narrativas. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995; OLIVEIRA, 2012), com aplicação de questionários. Os autores Haddad (2001) e Di Pierro, Jóia e Ribeiro (2001) respaldam a revisão sobre a EJA. Os autores Sá (1997, 2000, 2012), Libâneo (2002, 2004, 2012), Pimenta (2002) e Franco (2012) fundamentam estudos sobre a Pedagogia. Segundo os autores citados há lacunas no trato de tais especificidades na formação inicial e continuada de pedagogos e docentes, implicando ao pedagogo da EJA um papel formativo na organização do trabalho pedagógico. A investigação procurou desvelar saberes pedagógicos e científicos, bem como, conhecimentos específicos sobre a EJA. Explicitou questões sobre a formação inicial do pedagogo para atuar na EJA; Apontou a pesquisa para a necessidade de formação continuada do pedagogo que atua na EJA; Sobre a importância da formação continuada articulada e organizada pelo pedagogo junto aos professores que atuam na EJA; Por fim, a investigação procurou catalogar os saberes, fazeres e práticas do pedagogo que vem atuam na modalidade de EJA na rede pública de ensino.

Author Biographies

Roquel Rodrigues de Lima Simas

 Pedagoga. Mestranda em Educação (UFPR). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação – UFPR. Pedagoga na SME Curitiba e Professora na SEMED Pinhais – PR.

Ricardo Antunes de Sá, UFPR/PR

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado II (Setor de Educação - UFPR). Curso de Pedagogia (UFPR). Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - UFPR. Programa de Pós Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional - UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR. Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos - UFPR. Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR.

References

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ARROYO, M. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L.; SOARES, L. (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. p.19-50.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB 011/2000. Diretrizes curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000.

______. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: Câmara dos Deputados, Edição Câmara, 2015.

______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores, 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

CASTRO, R. V.; SANCHO, A. V.; GUIMARÃES, P. A. Mutações no campo da educação de adultos. Sobre os caminhos da formação dos educadores. Educar, Curitiba, n. 29, p. 63-81, 2007.

COMISSÃO EUROPEIA. Documento de trabalho relativo a um memorando sobre educação e formação ao longo da vida. 2000.

DI PIERRO, M.C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, SP, n. 55, p. 58-77, 2001.

FRANCO, M. A. S. Para um currículo de formação de pedagogos: indicativos. In: PIMENTA, S. G. et al.(Org.) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p.99-127.

______. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. 

GATTI, B. A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. ECCOS, Revista Científica, n.1, p. 17-41,1999.

HADDAD, S. A Educação continuada e as políticas públicas no Brasil. In: RIBEIRO, V. M. M. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado das Letras: Ação Educativa, 2001. p. 191-199,

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108 - 130, 2000.

LIBÂNEO. J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

______. Identidade da pedagogia e identidade do pedagogo. In: BRABO, T. S. A.i M., CORDEIRO, A.P.; MILANEZ, S. G. C. (orgs.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 11-34.



LIMA, L. C. (Coord.) Documentos preparatórios III. Reorganização do subsistema de educação de adultos. Lisboa: Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo, 1988.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 59-73, set./out./nov./dez. 1999.
______.O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de; SOUZA, V. L. T. de (Coord.). O Coordenador Pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Carlos Chagas. Estudos & pesquisas Educacionais. São Paulo,, p. 227-288, abr. 2011.

PIMENTA, S. G. (Org.) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

SÁ, R. A. de  A Construção do Pedagogo – Superando a Fragmentação do Saber –umaproposta de formação. 1997. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‐ Programa de Pósraduação em Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1997.

______.Pedagogia: identidade e formação o trabalho pedagógico nos processos educativos não-escolares. Educ. rev. [online], 2000, n.16, p.181-191.

______. A cientificidade da pedagogia e os pressupostos do pensamento complexo.  Educativa (Goiânia. Online), v. 15, p. 147‐164, 2012.

SANTOS SILVA, A. Educação de Adultos: Educação para o desenvolvimento. Porto: Edições Asa, 1990.

TULIO, J.M.C.F. Identidade do pedagogo dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Pública. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná.Curitiba, 2015.

UNESCO. Documento Nacional Preparatório a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos Brasília: CONFITEA, 2010.

Published

2018-12-21

Issue

Section

CURRÍCULO