Formação de educadores de EJA: um relato a partir da experiência com os educadores populares do MOVA-Guarulhos

Authors

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

Keywords:

Educação não formal. Educação popular. Paulo Freire. MOVA. Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

Este relato de experiência apresenta uma das Formações Permanentes realizada no segundo semestre de 2015 pela equipe de Coordenação Pedagógica do MOVA-Guarulhos junto aos seus educadores e agentes populares. Este relato se refere a uma formação realizada com 57 desses educadores e seu objetivo é refletir sobre o papel social do MOVA-Guarulhos. As reflexões aqui colocadas partem do referencial teórico de Paulo Freire (1987, 1999, 2000) e da educação popular, e se inicia com o debate sobre a compreensão do MOVA-Guarulhos como uma política pública de educação formal ou não formal. Contatou-se ao final dessa experiência que expressões como “movimento social” e “transformação”, tidas por Miguel Arroyo (2015) como caras a educação popular, não foram citadas pelos educadores, o que nos faz manter a questão do papel social do MOVA-Guarulhos em aberto.

Author Biography

Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Licenciado em Pedagogia pela Unifesp e História pela UniABC.

References

ALMEIDA, Elmir; ANCASSUERD, Marli Pinto; NAKANO, Marilena. MOVA: da participação virtuosaà precariedade da política: um estudo de caso dos Movas Diadema e Mauá. In: HADDAD, Sérgio (Coord.). Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA. Um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo, SP: Ação Educativa/FAPESP/ Global, 2007. p.111-145.


ARROYO, Miguel. Conferência Educação Popular Hoje. In: 2º Seminário Internacional Educação Popular Hoje. São Paulo, SP: Ação Educativa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2gosnjvh3vw>.


BORGES, Liana. O papel do poder público e da sociedade civil. In: SANTOS, Maria Alice de Paula (Org.). MOVA em Movimento. Porto Alegre, RS: Ação Educativa; Instituto Paulo Freire; Secretaria de Estado de Educação-RS, 2004.


DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. MOVA-Guarulhos: Educação formal ou não-formal? [Trabalho de Conclusão de Curso]. Guarulhos, SP: Departamento de Educação, Universidade Federal de São Paulo, 2011.


DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; COSTA, Patrícia Claudia da. MOVA-Guarulhos: um espaço de militância e o perfil do seu educador. Olh@res, Guarulhos, SP, v. 1, n1, p. 477-499, maio. 2013.


DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 197-217, maio/ago., 2015.


FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.


________. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.


________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.


GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.


GERMANO, José Willington. As quarenta horas de Angicos. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 59, ago. 1997. p.389-393.


GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e política pública educacional, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.


________.Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 2, p. 20-31, maio/ago. 2004.


GUARULHOS. MOVA alfabetiza turma de 150 pessoas. In: Notícias Portal Prefeitura de Guarulhos. Disponível em: <http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17782:mova-guarulhos-&catid=102:educacao>.


GUARULHOS. Formatura reúne cerca de 350 alunos. In: Notícias Portal Prefeitura de Guarulhos. Disponível em: <http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?view=article&catid=49%3Aeducacao&id=21505%3Amova%C2%Adalfabetiza%C2%Adturma%C2%Adde%C2%AD150%C2%Adpessoas&tmpl=component%E2%80%A6>.




REINACH, Fernando. Árvores escalam montanhas para fugir do calor. In: ColetivoEcoologia Urbana, 2008. Disponível em: <https://ecourbana.wordpress.com/2008/08/01/arvores-escalam-montanhas-para-fugir-do-calor/>.


SALOMÓN, Leticia. O Papel da Sociedade Civil na Construção da Democracia In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Org.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Educação; UNESCO, 2006.


SANTOS, Maria Alice de Paula (Org.) MOVA em Movimento. Porto Alegre, RS: Ação Educativa; Instituto Paulo Freire; Secretaria de Estado de Educação-RS, 2004.


SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p.250-263, maio/ago. 2013.


TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

Published

2017-12-21

Issue

Section

FORMAÇÃO DE PROFESSORES