Escolarização de Jovens e Adultos e Psicologia Histórico-Cultural: em defesa da aprendizagem que promove a humanização
Keywords:
Educação de jovens e adultos. Psicologia Histórico-Cultural. Humanização. Aprendizagem. Escolarização.Abstract
O presente texto, de natureza teórico-conceitual, objetiva discutir as contribuições, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, a respeito do processo de aprendizagem de jovens e adultos precariamente escolarizados. Nesse sentido, analisamos como a autoimagem do adulto enquanto (não) aprendiz é formada a partir das condições objetivas de vida. Em seguida, discorremos sobre especificidades do processo de ensino-aprendizagem na vida adulta para, então, discutir a relação entre conceitos espontâneos e científicos na aprendizagem voltada a jovens e adultos. Por fim, refletimos sobre o papel do professor de jovens e adultos. Tal análise possibilita a discussão das implicações e limitações da formação escolar de jovens e adultos na sociedade capitalista, bem como considerações para a promoção do processo de ensino-aprendizagem visando a humanização.
References
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
DI PIERRO, Maria Clara; JÓIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. In: Caderno CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, nov. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: out. de 2014.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sônia Mari Shima. Implicações da Psicologia Histórico-Cultural para a Educação Especial: aprendizagem que movimenta o desenvolvimento. In: Proposta curricular para a educação especial: norteadores teóricos. Sarandi: Orfeu Gráfica e Editora Ltda., 2004. (p. 28-38).
KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização de jovens e adultos: questões e propostas para a prática pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003.
_____. Fundamentos para uma proposta pedagógica para o município de Campo Largo. Campo Largo, PR: PM/SED, 2007.
KLEIN, Lígia Regina; SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da Silva; DA MATA, Vilson Aparecido. Alienação ou exclusão: refletindo o processo de “inclusão” na Educação de Jovens e Adultos. In: FACCI, Marilda Gonçalves.; MEIRA, Marisa Eugenia Melillo; TULESKI, Silvana Calvo (Org.). A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2012.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
LURIA, A. R. Desarrollo histórico de los procesos cognitivos. Madrid, Espanha: Ediciones Akal, 2003.
LURIA, A.R. O papel da linguagem na formação de conexões temporais e a regulação do comportamento em crianças normais e oligrofênicas. In: Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.
MARTINS, Lígia Marcia. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. Exposição na Mesa Redonda “Marxismo e Educação: Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica”. VII Colóquio Internacional Marx e Engels, IFCH-UNICAMP, 2012. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Ligia%20Martins.pdf>. Acesso em: out. de 2014.
MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Construindo uma concepção crítica se Psicologia escolar: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Sóciohistórica. In: MEIRA, Marisa Eugênia M.; ANTUNES, Mitsuko Aparecida (Orgs.) Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 13-77.
MEIRA, Marisa Eugenia Melillo. Incluir para continuar excluindo: a produção da exclusão na educação brasileira à luz da Psicologia Histórico-Cultural In: FACCI, Marilda G.; MEIRA, Marisa Eugenia Melillo; TULESKI, Silvana Calvo (orgs.). A Exclusão dos “Incluídos”: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. 2. Ed.. Maringá: EDUEM, 2012. p. 75-106.
SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da. Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores precariamente escolarizados. tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
PINTO, Alvaro Vieira. Sete lições sobre Educação de Adultos. 5. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1987. (Coleção Educação Contemporânea).
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 99-147.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Tradução de Lolio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, Lev. A Transformação socialista do homem 1930. Trad. Nilson Dória. Marxists Internet Archive, 2004. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.htm Acesso em: out. de 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).