A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE CONSUMO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A MULHERES IDOSAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Keywords:
Idosos, Educação Popular, Educação para o Consumo, Educação FinanceiraAbstract
Este artigo aborda o processo coletivo de construção de conhecimento a partir de uma pesquisa participante, realizada com mulheres idosas em um contexto popular, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi problematizar as relações de consumo e o uso do dinheiro. Com base nas ideias pedagógicas de Paulo Freire, que sustentam os princípios da educação popular, são analisadas interações dialógicas produzidas com as mulheres ao longo de 13 encontros e um reencontro do grupo. Os resultados sinalizam a potência das intervenções, com base em metodologias participativas para a construção de novos percursos de reflexão e tomada de decisão financeira. A prática educativa configurou-se como dispositivo de ampliação da autonomia das participantes, na medida em que oportunizou a leitura crítica dos mecanismos que as impulsionam a consumir e das suas práticas de consumo.Downloads
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).