PAULO FREIRE E A EJA
Keywords:
EJA, Alfabetização, Educação PopularAbstract
Este trabalho tem como objeto a concepção que Paulo Freire desenvolveu sobre a alfabetização e a pós-alfabetização, configurando a Educação de Adultos (EDA) que, no Brasil, é impropriamente denominada Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa concepção insere-se no universo da educação Popular que é, certamente, a maior contribuição da América Latina ao pensamento pedagógico mundial. Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou “círculo de cultura” no qual, por meio de relações horizontalizadas, educadores e educandos aprendem mutuamente, discutindo palavras, temas ou contextos geradores de suas próprias culturas. Ressalte-se que, para Freire, toda relação humana desenvolve-se sobre uma dimensão política, apreendida pela leitura de mundo que, por sua vez, é a base da leitura da palavra. O autor do texto demonstra, por meio de exemplos de sua própria experiência, como duvidou e, depois, ratificou essa importante lição de Freire.Downloads
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).