PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA PESQUISA
Keywords:
pesquisa, obras de Paulo Freire, aprendizagem e conhecimento.Abstract
A pedagogia da pesquisa (da pergunta ou da problematização) constitui alicerce central das propostas educacionais de Paulo Freire e encontra-se presente em toda a extensão da sua obra. Desde o “Método Paulo Freire”, publicizado em Educação como prática da liberdade, que parte da pesquisa do universo vocabular dos alfabetizandos, até os últimos escritos publicados em Pedagogia da autonomia ou Pedagogia da esperança, a pergunta e a pesquisa ocupam seu núcleo central. Freire crítica incisivamente a “pedagogia da resposta” que norteia as nossas aulas de aulas em todos os níveis. Tal crítica é reiterada em Por uma pedagogia da pergunta, entre as reflexões direcionadas a essa temática. Por outro lado, a “problematização” pela via dialógica, ao contrário da “educação bancária”, caracteriza suas propostas em Pedagogia do oprimido. Ademais, o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento (e de conscientização) é produzido, para Freire, pela problematização em torno do conteúdo pesquisado e circunstanciado pelo currículo educacional e este, por seu turno, encontra-se inserido no contexto social, político e cultural vivenciado pelos educandos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).