A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA POLÍTICA DE ATENDIMENTO À JUVENTUDE (2008-2010)
Keywords:
PROEJA. Ensino Médio Integrado. Jovens e Adultos e Avaliação.Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por finalidade investigar a articulação do PROEJA ao conjunto de reformas educacionais da década de 1990, de modo particular no que se refere à política de avaliação no Estado do Paraná. Procuramos compreender em que medida uma política educacional que resulta do embate entre interesses antagônicos para a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, converge e diverge dos pressupostos que orientam a chamada centralidade da educação básica que delineou os anos 90 do século XX. De outro lado, apresentamos algumas reflexões a respeito das possibilidades de atendimento às demandas dos jovens da classe trabalhadora. No que se refere à política de avaliação do PROEJA, verificamos que converge com as avaliações implementadas desde a década de 1990 por focar nos resultados e ser centralizada. Diverge, por exemplo, ao apresentar preocupação com elementos qualitativos relacionados com o processo ensino-aprendizagem e por não ter a finalidade de classificar as escolas e os alunos.
Downloads
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).