DESCONSTRUINDO DICOTOMIAS: A ARTICULAÇÃO DE SABERES NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

Autores

  • Cláudia Lemos Vóvio UNIFESP

Palavras-chave:

EJA, escolarização, alfabetização.

Resumo

Tendo como pressuposto a centralidade da escolarização em nossa sociedade (FLEURI, 2003; LAHIRE, 2006; UNESCO, 2009), tomada como via para o compartilhamento de saberes, práticas sociais e produções culturais valorizadas, a distribuição de oportunidades para acessar e permanecer neste processo é marcada por uma grande disparidade. Tal quadro agudizase quando nos referimos ao campo da educação de pessoas jovens e adultas (EPJA), seja pela demanda potencial por esta modalidade, seja pela necessidade de criar respostas educativas articuladas a outras políticas sociais e educativas,viáveis à permanência e compatíveis aos interesses e às necessidades dos sujeitos envolvidos. Este trabalho aborda indicações fundadas nos Estudos do Letramento (STREET, 2008; KLEIMAN, 1995; KALMAN, 2004) a fim de contribuir com a meta de integrar plenamente grupos destituídos de seus direitos educativos por meio dos processos de escolarização e alfabetização, orientados por uma perspectiva emancipatória e sensivelmente cultural.

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CURRÍCULO