Inquietações sobre o ensino remoto no contexto do CEEJA
Resumo
O contexto da Pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no sistema educacional brasileiro, principalmente no que se refere ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino remoto. Entende-se que todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem experimentaram inquietações e dificuldades com a apropriação das ferramentas digitais para a educação. No entanto, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os problemas enfrentados foram ainda maiores, visto que muitos ainda não utilizavam a internet e seus recursos em seu dia a dia quando se deu o isolamento social. Este ensaio dissertativo propõe discutir, a partir de obras que tratam das especificidades da EJA e uso das TDIC para educação, quais foram as adversidades fomentadas pela exclusão digital desses jovens e adultos e como essas tecnologias podem promover a autonomia na aprendizagem. O novo cenário evidenciou a escassez de recursos e políticas públicas voltadas para aprendizagem efetivamente emancipatória.
Palavras-chave: EJA. Ensino remoto. Exclusão digital. Pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).