Inquietações sobre o ensino remoto no contexto do CEEJA

Autores

  • Leila Mary Motoki UNESP
  • Eliana Marques Zanata

Resumo

O contexto da Pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no sistema educacional brasileiro, principalmente no que se refere ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino remoto. Entende-se que todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem experimentaram inquietações e dificuldades com a apropriação das ferramentas digitais para a educação. No entanto, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os problemas enfrentados foram ainda maiores, visto que muitos ainda não utilizavam a internet e seus recursos em seu dia a dia quando se deu o isolamento social. Este ensaio dissertativo propõe discutir, a partir de obras que tratam das especificidades da EJA e uso das TDIC para educação, quais foram as adversidades fomentadas pela exclusão digital desses jovens e adultos e como essas tecnologias podem promover a autonomia na aprendizagem. O novo cenário evidenciou a escassez de recursos e políticas públicas voltadas para aprendizagem efetivamente emancipatória.

Palavras-chave: EJA. Ensino remoto. Exclusão digital. Pandemia.

 

Biografia do Autor

Leila Mary Motoki, UNESP

Sou professora na Rede Estadual e Municipal de Ensino e Mestranda no Programa de Pós-Graduação para Docentes da Educação Básica. Leciono há mais de 20 anos e os desafios e mudanças constantes na Educação sempre me levaram a estudar, conhecer e modificar meu trabalho. Busco, da melhor maneira possível, trabalhar para que possa atingir o maior número de alunos possíveis, causando-lhes inquietações e curiosidades, levando-os à autonomia e à aprendizagem.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES