EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Educação de usuários de biblioteca, Educação de jovens e adultos, Biblioteca escolar.

Resumo

Este texto é um relato de experiência baseado na aplicação de projeto elaborado para a Biblioteca Emília Bustamante, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo é apresentar os resultados da implementação do projeto de educação de usuários denominado “Biblioteca: aqui pode!”, após pesquisa com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem quantitativa. A execução do projeto mostrou que alunos de diferentes faixas etárias, mediante informações e estratégias apropriadas, passam a usar, compreender melhor e aderir adequadamente às normas e condições de uso e funcionamento da biblioteca. A pesquisa ainda revela que o projeto colaborou para mostrar que aquele não é um espaço restrito e de difícil acesso, mas sim de inclusão e integração.

Palavras-chave: Educação de usuários de biblioteca. Educação de jovens e adultos. Biblioteca escolar.

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3246

Biografia do Autor

Anderson Leonardo de Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Doutorando em História pela UERJ, Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Fiocruz, Graduado em Biblioteconomia pela UFMG. Atualmente Bibliotecário da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

Arlete Fátima Leal Duarte, Faculdade São Camilo-MG

Bacharel em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo-MG

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Publicado

2022-12-04

Edição

Seção

RECONHECIMENTO DE SABERES