A VIDA É UM DESAFIO: COMO A DESIGUALDADE SOCIAL E A EVASÃO ESCOLAR CAMINHAM JUNTAS NO MUNICÍPIO DE VOLTA GRANDE
Palavras-chave:
Evasão escolar. Desigualdade social. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Cada vez mais, fica evidente o fato de que a escola brasileira não atende a todas as demandas sociais da população. Simultaneamente, se questiona a sua finalidade para a classe social mais pobre: a escola é uma instituição que dissemina conteúdos e práticas científicas ou apenas um centro de acolhimento social para as pessoas de baixa renda? Esse estudo tem como foco principal compreender como as desigualdades sociais contribuíram para o distanciamento entre a população rural e a escola, e como o sistema educacional lida com as diferenças presentes no público atendido. Para realização deste estudo, leva-se em consideração dados como a evasão escolar e seu histórico, a qualidade do ensino ofertado, a importância da conclusão do ensino médio para o mercado de trabalho e os dados sobre a desigualdade de renda no município de Volta Grande. Os resultados da análise dos dados mostram que boa parte dos alunos da EJA enfrentaram uma série de dificuldades que os afastaram da escola: as condições precárias do trabalho rural, o trabalho infantil, as dificuldades de acesso às escolas, o distanciamento entre os conteúdos e o cotidiano dos estudantes.
Referências
ALVES, N. C. Gestão escolar e evasão na EJA: Identificando as causas e organizando as ações. Projeto de intervenção local. Brasília, DF: UNB, 2015.
BARÓ, M. Hacia una psicologia de la libertación. Boletim de psicologia, n. 22, p. 219-233, 1986.
BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: Alunos e Alunas da EJA: Caderno 1. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GESTA - Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas. Engajamento escolar, Brasil, 2017. Disponível em: <http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/#bibliografia>. Acesso em: 10 jun. 2018.
IBGE. Panorama das cidades – Volta Grande, 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/voltae justificativa-grande/panorama>. Acesso em: 6 jun. 2018.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica, dados sobre a evasão escolar no Brasil. Brasília,DF, 2015.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica, dados sobre a evasão escolar no Brasil. Brasília,DF, 2017.
LIBÂNEO J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
ONU. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. Relatório de desenvolvimento humano. 2013.
VIANA, N. Adorno: educação e emancipação. Revista Sulamericana de Filosofia e Educação, Brasília,DF, UNB, v. 4, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).