RELAÇÕES DE GÊNERO NA EJA: INTERVENÇÕES COLABORATIVAS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Relações de gênero. Itinerário colaborativo.Resumo
O presente estudo insere-se no campo das relações de gênero com a Educação de Jovens e Adultos. Analisar as possibilidades de construção da temática gênero em conjunto com a EJA é objetivo da pesquisa. O locus do estudo foi uma escola municipal com a colaboração dos discentes e o docente da turma de EJA. A finalidade do estudo foi o de compartilhar espaços dialógicos da temática; optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e de metodologia de inspiração colaborativa. Como estratégia para produção de dados, realizou-se uma sessão coletiva de diálogo com os princípios da colaboração e da pesquisa-formação.O estudo demonstra possibilidades formativas da temática na escola; espaços dialógicos viabilizaram desvelar nos dizeres dos/as partícipes suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente conectadas a temática. Conclui-se que, em colaboração com os sujeitos da EJA, foram provocadas sensações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa da temática.
Referências
AQUINO, Maria Sacramento. Memórias da aprendizagem: a investigação de conteúdos significativos na organização curricular. In: FERREIRA, Adir Luiz (Org). A escola socializadora: além do currículo tradicional. Natal: EDUFRN, 2009.
DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007. Tradução Adir Luiz Ferreira e Margarete Vale Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. A paixão de trabalhar com Foucault. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
_______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_______.Educação como prática da liberdade. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
_______. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Eleta de Carvalho. Currículo, cultura e gênero: analisando os nexos. In: NASCIMENTO, Aristonildo Chagas Araujo et al. EPENN, 20, GT Currículo, Anais… Manaus: Valer, 2011.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, v. 1, p. 25-43, 2013.
_______. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; BANDEIRA, Hilda Maria Martins; ARAUJO, Francisco Antonio Machado (org.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. [s.l.]: EDUFPI, 2016.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
_______. Currículo, Género e Sexualidade. Porto - Portugal: Porto, 2000.
_______. Sexualidade: lições da escola. In: MEYER, Dagmar E.; SOARES, Rosângela (org.). Saúde, Sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEYER, Dagmar E. Corpo, gênero e sexualidade: desafios para a educação escola. In: MEYER, Dagmar E.; SOARES, Rosângela (org.). Saúde, Sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012.
______. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições sobre educação de adultos. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, José Jackson Reis dos. Saberes necessários para a docência na Educação de Jovens e Adultos, 2011. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2011.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul. /dez. 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).