O lugar do jovem na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas teóricas para o seu estudo
Palavras-chave:
Fracasso Escolar. Exclusão. Prática Educativa.Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o lugar do jovem na Educação de Jovens e Adultos, considerando os avanços em nível teórico e legal e a incoerência com que esses alunos são tratados no cotidiano da prática educativa, em que se percebe a reprodução do fracasso escolar de jovens que vivenciaram situações de fracasso na escola da infância e permanecem a vivenciá-las quando são direcionados à esta modalidade. Neste sentido, trazemos a contribuição teórica de Charlot (2000) e Certeau (1994, 1996) que problematizam as situações que envolvem os sujeitos em processos de exclusão, contribuindo para maiores reflexões, discussões e intervenções nas práticas educativas excludentes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).