Escolarização de Jovens e Adultos e Psicologia Histórico-Cultural: em defesa da aprendizagem que promove a humanização
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. Psicologia Histórico-Cultural. Humanização. Aprendizagem. Escolarização.Resumo
O presente texto, de natureza teórico-conceitual, objetiva discutir as contribuições, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, a respeito do processo de aprendizagem de jovens e adultos precariamente escolarizados. Nesse sentido, analisamos como a autoimagem do adulto enquanto (não) aprendiz é formada a partir das condições objetivas de vida. Em seguida, discorremos sobre especificidades do processo de ensino-aprendizagem na vida adulta para, então, discutir a relação entre conceitos espontâneos e científicos na aprendizagem voltada a jovens e adultos. Por fim, refletimos sobre o papel do professor de jovens e adultos. Tal análise possibilita a discussão das implicações e limitações da formação escolar de jovens e adultos na sociedade capitalista, bem como considerações para a promoção do processo de ensino-aprendizagem visando a humanização.
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