Perfil dos educandos da primeira turma do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Araranguá – SC
Palavras-chave:
Especificidade. Alunos. PROEJA.Resumo
O objetivo desse trabalho foi conhecer as especificidades dos alunos do curso PROEJA-FIC, do câmpus de Araranguá, Instituto Federal de Santa Catarina. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para 10 alunos. Para a análise das respostas das questões objetivas utilizou-se um padrão de contagem, sendo os resultados apresentados em forma de gráficos. A maioria dos alunos é do sexo masculino, casados, pertencentes à faixa etária de 41 a 50 anos, empregados, oriundos de escolas públicas, afastados da escola há mais de 12 anos, tendo parado de estudar para trabalhar. Segundo eles, voltaram para a escola em busca de um futuro melhor e atraídos pela qualidade de ensino do IFSC. Como empecilho para a realização do curso, encontram dificuldades em algumas matérias e apontam que do que mais gostam no curso são os conhecimentos adquiridos. 70% dos alunos pretendem realizar um PROEJA de ensino médio após o término do curso.
Referências
ANDRÉ, M.E.D.A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
ARROYO, M. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revej@, v.1, p.1-18, 2007.
BRASIL. Alunos e alunas da EJA. Ministério da Educação: Brasília, 2006.
CARDOSO, C.; VERNEQUE, F.; ALMEIDA, D. PROEJA: possibilidades e entraves. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 1, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
COSTA, F.L.M.; SOBRINHO, F.P.; DIAS, I.E.F. O perfil dos alunos do PROEJA no CEFETCE: o que pensam e o que desejam. 2007. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
FARIAS, A.F. Identificando os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no município de Presidente Prudente-SP. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, 21, 2009, São José do Ribeirão Preto. Anais... São José do Ribeirão Preto, 2009.
FERREIRA, G.D.F.; ALCÂNTARA, L.C.S.; GAHYVA, S.R. Identidade do aluno EJA. Profiscientia (Cuiabá), v. 4, p. 185-208, 2009.
FERREIRA, R.B.C.; DANTAS, V.X. Aluna da EJA: quem é essa mulher? In: SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS, 2, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HADDAD, S. Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
LOPES, S.P.; SOUSA, L.S. EJA: uma educação possível ou mera utopia? CEREJA, v. 1, p. 17-19, 2007.
MARINHO, I.B.; FERREIRA, M.J.R. Os sujeitos do PROEJA: a participação da mulher no curso técnico integrado de segurança do trabalho no IFES – Campus Vitória. Debates em educação científica e tecnológica, v.1, n.1, p.76-84, 2011.
MENEZES, C. S. A participação feminina em turmas da Educação de Jovens e Adultos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5, 2005, Recife. Anais... Recife, 2005.
MOTTA, L.S. Alunos do PROEJA IFG/JATAÍ: quem são? Por onde andam? 2009. 61f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
MOURA, G.G.; MELO, J.D. Perfil do aluno proeja do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Aracaju com ingresso em 2010. In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.
NASCIMENTO, N.C.C.; TAVARES, G.R.C. Perfil dos alunos do PROEJA em uma instituição de educação profissional técnica de nível médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8, 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.
NESRALLA, M.R.D. Onde está o público do PROEJA? Considerações sobre a implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 5, 2009, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2009.
OLIVEIRA, E.C.; CEZARINO, K.R.A.; SANTOS, J.S. Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no PROEJA. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3, 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009.
OLIVEIRA, M.K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n.12, 1999.
RIBEIRO, I.F. Perfil dos alunos do PROEJA do IFRS – BG. 2009. 20f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, 2009.
SILVA, A.D.B. A EJA na modalidade a distância: facilidades e implicações. 26f. 2009. Especialização (Monografia em Educação PROEJA), Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, 2009.
SILVA, A.R.N.; COSTA, M.A.R.P.; NASCIMENTO, L.M.L. Discutindo o perfil dos alunos do curso de edificações na modalidade EJA - CEFET-RN: desafios e possibilidades. In: CONNEPI, 5, 2010, Maceió. Anais... Maceió, 2010.
SOARES, M.A.F. Perfil do aluno da EJA / médio na escola Dr. Alfredo Pessoa de Lima. 2007. 58f. Monografia (Especialização em Educação PROEJA) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.
SOUSA, K.C.; CUNHA, N.S. Perfil dos alunos de Educação de Jovens e Adultos de Teresina. 2010. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.19/GT_19_03_2010.pdf>. Acesso em 20 abr. 2011.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZÚÑIGA E.M. Educação de Adultos: um espaço para o desenvolvimento e fortalecimento das mulheres dos setores populares. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES, 1994, Olinda. Anais... Brasília: INEP, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).