VIDA EM FOLHAS DE PAPEL: OS CADERNOS-DIÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS
Palavras-chave:
EJA, Cadernos-diário, Recursos didáticosResumo
Este artigo discute a relevância do caderno-diário, recurso didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Florianópolis, com o objetivo de estabelecer vínculos entre professores e alunos contribuindo para o desenvolvimento das práticas educativas. O recorte de pesquisa apresentado refere-se ao ano de 2011. Foram utilizadas como instrumentos de pesquisa entrevistas compreensivas, observações participantes e leitura dos cadernos-diário para conhecer e compreender os posicionamentos dos alunos sobre este instrumento, assim como sua influência nas relações estabelecidas entre os sujeitos da prática educativa. Os dados demonstram que os alunos valorizam a escrita no recurso didático investigado e que este pode contribuir decisivamente para a sua evasão ou permanência na instituição escolar.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).