VIDA EM FOLHAS DE PAPEL: OS CADERNOS-DIÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Raquel Andrade Sasso Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Aline Coelho Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

EJA, Cadernos-diário, Recursos didáticos

Resumo

Este artigo discute a relevância do caderno-diário, recurso didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Florianópolis, com o objetivo de estabelecer vínculos entre professores e alunos contribuindo para o desenvolvimento das práticas educativas. O recorte de pesquisa apresentado refere-se ao ano de 2011. Foram utilizadas como instrumentos de pesquisa entrevistas compreensivas, observações participantes e leitura dos cadernos-diário para conhecer e compreender os posicionamentos dos alunos sobre este instrumento, assim como sua influência nas relações estabelecidas entre os sujeitos da prática educativa. Os dados demonstram que os alunos valorizam a escrita no recurso didático investigado e que este pode contribuir decisivamente para a sua evasão ou permanência na instituição escolar.

Downloads

Edição

Seção

CURRÍCULO