MATERIALIZANDO A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO PROEJA: O BIODIESEL COMO TEMA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Alencar Migliavacca
  • Ângela Silva IFSC
  • Sandra Aparecida Antonini Agne

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Sujeitos do PROEJA. Biodiesel. Integração Curricular.

Resumo

A integração curricular é um grande desafio do PROEJA. Assim, o curso técnico em Eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó, desenvolve a articulação das áreas do conhecimento por meio de temáticas que promovem a interdisciplinaridade entre as áreas de formação geral e técnica. Dentre outras formas de articulação, é prevista a Unidade Curricular (UC) de Projeto Integrador (PI). Este trabalho objetiva relatar a experiência da integração curricular desenvolvida a partir do eixo integrador “Agroenergias, energias renováveis e meio ambiente”, que aborda a temática “biodiesel”. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2011 com educadores e educandos do módulo II, quando se elaborou um cronograma de ações, como visitas técnicas, aulas práticas, construção de protótipos e confecção de um portfólio para registro das atividades. Ao final, a experiência foi analisada considerando as percepções dos envolvidos. A temática promoveu integração entre diferentes áreas do conhecimento, culminando em significativo aprendizado aos sujeitos do PROEJA.

Biografia do Autor

Ângela Silva, IFSC

Alencar Migliavacca

Mestre em Física/IF-SC

alencar@ifsc.edu.br

Ângela Silva

Mestre em Química/IF-SC

angela.silva@ifsc.edu.br

Sandra Aparecida Antonini Agne

Doutora em Agronomia/IF-SC

agne@ifsc.edu.br

Departamento de Desenvolvimento de Ensino

Referências

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES