MATERIALIZANDO A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO PROEJA: O BIODIESEL COMO TEMA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Sujeitos do PROEJA. Biodiesel. Integração Curricular.Resumo
A integração curricular é um grande desafio do PROEJA. Assim, o curso técnico em Eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó, desenvolve a articulação das áreas do conhecimento por meio de temáticas que promovem a interdisciplinaridade entre as áreas de formação geral e técnica. Dentre outras formas de articulação, é prevista a Unidade Curricular (UC) de Projeto Integrador (PI). Este trabalho objetiva relatar a experiência da integração curricular desenvolvida a partir do eixo integrador “Agroenergias, energias renováveis e meio ambiente”, que aborda a temática “biodiesel”. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2011 com educadores e educandos do módulo II, quando se elaborou um cronograma de ações, como visitas técnicas, aulas práticas, construção de protótipos e confecção de um portfólio para registro das atividades. Ao final, a experiência foi analisada considerando as percepções dos envolvidos. A temática promoveu integração entre diferentes áreas do conhecimento, culminando em significativo aprendizado aos sujeitos do PROEJA.
Referências
_______. Documento Base do PROEJA: Educação Profissional Técnica de Nível Médio/ Ensino Médio. Brasília, DF, 2007.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
_______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise N.. Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
JARA, Oscar H. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana V. Rezende. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.
KNOTHE, G. et al. Manual do Biodiesel. In: HISTÓRIA dos combustíveis derivados de óleos vegetais. Tradução: Luis Pereira Ramos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
MACHADO, C. B. et al. Fatores que definem as Condições de Trabalho de Avicultores e Suinocultores do Oeste Catarinense. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v. 8, n. 2, p. 317-332, 2015.
PROJETO PEDAGÓGICO. Projeto do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletromecânica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Chapecó: Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó, 2010.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepções do ensino médio integrado. Secretaria de Educação do Estado do Pará. Maio, 2008.
_______. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul./set. 2011.
SILVA, Adriano Larentes da. A EJA e os conteúdos escolares. 2011. Disponível em: <http://www.chapeco.ifsc.edu.br/~adriano.silva>. Acesso em: 04 ago. 2013.
SILVA, Ângela. Experiência da Educação em Química no Curso de Eletromecânica (PROEJA) do IF-SC, Câmpus Chapecó. 2010. 105 p. Monografia (Especialização em PROEJA) – Instituto Federal de Santa Catarina, Chapecó.
SILVA, Adriano Larentes da; COSER, Joni. A experiência do Projeto Integrador I no curso de PROEJA em Eletromecânica do IF-SC Câmpus Chapecó. Revista Técnico-Científica do IF-SC, Florianópolis, v. 1, n. 3, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).