INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO PROEJA FUNDAMENTAL BILÍNGUE (LIBRAS/PORTUGUÊS)
Palavras-chave:
Jovens e adultos surdos. Interações discursivas. Ensinoaprendizagem de Ciências bilíngue (LIBRAS/português). Conceito científico.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências para jovens e adultos surdos. É inspirado no instrumento analítico desenvolvido por Mortimer e Scott (2003), que possibilita a investigação dos seguintes aspectos: intenções do professor; conteúdo do discurso; abordagem comunicativa; padrões de interação e intervenções do professor. Ao final da análise, foi possível evidenciar os padrões discursivos que emergiram da interação entre professor e alunos, e como a abordagem comunicativa e os padrões de interação, promovidos pelo professor, possibilitaram dinâmicas interativas em sala de aula da turma do PROEJA bilíngue, ajudando a elucidar aspectos importantes da prática docente e do processo de ensino-aprendizagem dos jovens e adultos surdos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).