Projeto Democratização: Relato de Experiência com adolescentes Acolhidos na Cidade de Campo Grande - MS
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3466Palavras-chave:
Extensão Universitária., Unidade de Acolhimento Institucional, AdolescentesResumo
Este relato tem por objetivo apresentar a experiência do projeto de extensão Democratização: construindo valores, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que está em andamento desde o ano de 2021. A extensão universitária vem para cumprir o papel social da universidade, auxiliando nas soluções de demandas e atendendo aos interesses da população. A partir da necessidade das instituições de atendimento socioassistencial e dando escuta às necessidades local, o projeto tem por finalidade desenvolver atividades de apoio sociopedagógico que favoreçam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, educação financeira, desenvolvimento do autoconhecimento, formação para convivência, ética, cidadania, autoconfiança e resiliência, a fim de contribuir com o projeto de vida de adolescentes acolhidos, por meio de metodologias ativas como gamificação, dinâmicas de grupo, dentre outras. Na sua execução, esta proposta se compromete com as diretrizes conceituais da extensão, tendo como foco seus pilares e dentre eles, a dialogicidade. As ações ocorrem em parceria entre o projeto de extensão e a Instituição atendida, isto é, a Unidade de Acolhimento Institucional de adolescentes masculina vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande - MS. As atividades são interdisciplinares e ocorrem com acompanhamento e supervisão docente. Sob a vertente dialógica, a proposta procura levar em consideração a pluralidade e a diversidade, marcas intrínsecas da democracia com pauta na escuta, escolha, coautoria e corresponsabilidade. Espera-se que as ações conjuntas resultem em atitudes individuais e coletivas, que poderão impactar positivamente a realidade dos adolescentes atendidos, diminuindo as desigualdades sociais, na construção de novos valores.
Referências
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069. Acesso em: 13 mai. 2022.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.neca.org.br/programas/pncfc.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.010 de 03 de agosto de 2009. Adoção. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12010.htm. Acesso em 20 mai 2022.
BRASIL. Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013. Definição, Qualificação, Prerrogativas e Finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12881.htm. Acesso em: 20 mai. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12881.htm. Acesso em: 14 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167141-rcp002-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 mai. 2022.
CAMPO GRANDE (MS). Decreto n° 14.195, de 18 de março de 2020. Declara situação de emergência no Município de Campo Grande e define medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19. Campo Grande, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391109. Acesso em: 17 mai. 2022.
DAVIM, Rejane Marie Barbosa; GERMANO, Raimunda Medeiros; MENEZES, Rejane Millions Viana; CARLOS, Djailson José Delgado. Adolescente/adolescência: Revisão teórica sobre uma fase crítica da vida. Rev. Rene, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 131-140, 2009. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4787. Acesso em: 13 mai. 2022.
MACIEL, Míria Isabel de Souza; MACHADO, Magale de Camargo. O adolescente e sua perspectiva de futuro em uma Unidade de Acolhimento de Proteção. Revista Prâksis, [S. l.], v. 1, p. 22–38, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2333/2969. Acesso em: 13 mai. 2022.
SANTOS, João Henrique de Sousa.; ROCHA, Bianca Ferreira.; PASSAGLIO, Katia Tomagnini. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 28 maio 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em: 21 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.