Curricularização da Extensão no Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – conquistas e desafios

Autores

  • Fernanda I M Argoud da Silva IFSC
  • Rafaela Garcia IFSC

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2019010%25p2530

Palavras-chave:

Extensão. Curricularização. Atividades Complementares. Engenharias.

Resumo

O projeto pedagógico do curso de Engenharia Elétrica do Campus Itajaí foi concebido em 2014 com a preocupação de se fazer a curricularização da Extensão e inclusão das Atividades Complementares daquele curso, também com foco na importância de se manter o tripé ensino-pesquisa-extensão. Desde então, o curso avançou consideravelmente em se apropriar desta metodologia educacional, e em implantar a Extensão no currículo de forma orgânica, com o apoio institucional da Rede. Porém, muito ainda precisa ser feito no sentido de que se possa ofertar regularmente propostas de atividade de Extensão e de Atividades Complementares, como mais uma rotina no curso de graduação, minimizando o trabalho extra para o docente coordenador, proponente de projetos de Extensão. O presente relato descreve conquistas e desafios do projeto Intervenção e sugere caminhos pelos quais o IFSC poderia dinamizar a curricularização da Extensão nos cursos de graduação do IFSC.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n10.p113-116.2530

Biografia do Autor

Fernanda I M Argoud da Silva, IFSC

Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

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Publicado

2019-06-27 — Atualizado em 2021-10-12

Versões

Como Citar

da Silva, F. I. M. A., & Garcia, R. (2021). Curricularização da Extensão no Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – conquistas e desafios. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (10). https://doi.org/10.35700/ca2019010%p2530 (Original work published 27º de junho de 2019)

Edição

Seção

Relatos de Experiência sobre Curricularização da Extensão