Encontro de saberes

o popular e o acadêmico em vídeos jornalísticos de jovens agricultores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3642

Palabras clave:

Extensão universitária, Jornalismo decolonial, Jornalismo sindical, Comunicação popular

Resumen

O artigo descreve e analisa uma experiência de educação não-formal envolvendo jovens jornalistas recém-formados e jovens agricultores de sindicatos filiados à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Em uma série de oficinas nas cinco regiões do país, a proposta de criar vídeos curtos sobre o cotidiano do trabalho no campo teve como norte a perspectiva decolonial. Propôs-se o diálogo do jornalismo de referência profissional, representado pela equipe formadora, e a comunicação popular, da base dos trabalhadores sindicalizados. O texto aponta as características mais relevantes do processo e das produções resultantes. Sinaliza-se o caráter central da construção de uma metodologia dialógica para que se criem condições para o protagonismo autoral dos educandos e do encontro dos saberes eruditos e populares.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ratier, Universidade de São Paulo

Professor de Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP)
Doutor em Educação pela USP

Citas

AMARAL, M F. Imprensa popular: sinônimo de jornalismo popular? Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: Unb, 2006. Disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/63557889706955819390718237293726753880.pdf. Acesso em: 30 de março de 2023.

CONTAG. Política Nacional de Comunicação da Contag. Contag: Brasília, 2020. Disponível em: https://ww2.contag.org.br/documentos/pdf/politicadecomunicacaonovo.pdf. Acesso em: 30 de março de 2023.

FOLHA DE S. PAULO (Ed.). Manual da redação: as normas de escrita e conduta do principal jornal do país. Folha de S. Paulo, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

GALTUNG, J; RUGE, M. A estrutura do noticiário estrangeiro. In: TRAQUINA, N. Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993, p. 61–73.

LIMA, Verônica M. A. Contribuições dos estudos decoloniais para pesquisa e prática do jornalismo. In: SARDINHA, Antonio; LIMA, Verônica M. A.; LARA, Eloina C.; BELMONTE, Valeria. (orgs.) Decolonialidade, Comunicação e Cultura. Macapá-AP: Editora UNIFAP, 2022. Disponível em: http://observatoriodh.com.br/wp-content/uploads/2022/08/decolonialidade-comunicacao-e-cultura.pdf. Acesso em: 30 de março de 2023.

PRCEU-USP. Regulamentação da Curricularização da Extensão na USP. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária-USP, 2023. Disponível em: https://ww3.icb.usp.br/gra/wp-content/uploads/2023/11/Regulamentacao_da-Curricularizacao_da-Extensao_na_USP.pdf. Acesso em: 23 de janeiro de 2024.

Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Ratier, R. (2024). Encontro de saberes: o popular e o acadêmico em vídeos jornalísticos de jovens agricultores. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–16. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3642