Evasão escolar: problema que persevera na educação
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3610Palabras clave:
Atividade de extensão, Ensino superior, Ensino médio, EducaçãoResumen
A evasão é um dos problemas recorrentes no ensino. Fazendo vistas a esse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo reconhecer os principais motivos que levam os alunos a essa evasão, assim como estimular o interesse pelos estudos da graduação em Engenharia Civil. As atividades foram realizadas por alunos da disciplina Atividade de Extensão do 7º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus Passos, com foco em escolas onde a maior concentração de alunos é de baixa ou média renda salarial no município de Passos/MG. O método empregado incluiu a apresentação de projetos e maquetes do curso de graduação por meio de palestras, acompanhados pela aplicação de um questionário para coleta de dados sobre tendência à evasão do público-alvo da atividade. Os resultados obtidos culminaram na realização de um evento que promoveu a difusão da aplicação de conhecimentos e teorias relacionados à Engenharia Civil e pesquisa de dados diagnósticos que permitem a construção de estratégias de combate à evasão escolar local. Identificou-se reação positiva por parte dos estudantes, sugerindo que iniciativas desse tipo têm potencial para desempenhar um papel significativo no estímulo à capacitação e ao desenvolvimento de profissionais éticos, com impacto social e relevância no mercado de trabalho e na progressão educacional.
Citas
ANDRADE, RODRIGO DE OLIVEIRA. Cai de patamar o número de estudantes que conseguem concluir a graduação nas universidades públicas no brasil. Revista Pesquisa, ed. 324, 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/cai-de-patamar-o-numero-de-estudantes-que-conseguem-concluir-a-graduacao-nas-universidades-publicas-no-brasil/. Acesso em: 21 fev. 2024.
BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
CAMPOS, G. A. O. Inserção de atividades de Extensão Universitária (EU) no curso de Engenharia Civil da UNESP-FEG: a visão dos alunos. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá – SP, 133f., 2021.
FERREIRA, E.C.S.; OLIVEIRA, N.M. Evasão Escolar no Ensino Médio: causas e consequências. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 39-48. 2020. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/v1n2a4. Acesso em: 21 fev. 2024.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 165 p, 2013.
MUSSLINER, Bruno Osvaldo; SILVA MUSSLINER, Monica de Sousa; MEZA, Edwin Benito Mitacc; RODRÍGUEZ, Guillermo Luján RODRÍGUEZ. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 42674-42692, 2021.
NERI, M.; OSORIO, M. C. Evasão Escolar e Jornada Remota na Pandemia. REVISTA NECAT – A. 10, nº 19, 2021.
OLIVEIRA, C.R. et al. Perfil dos Ingressantes: Relatório 2023 UEMG Passos. Passos: Núcleo de Apoio ao Estudante UEMG/Passos, 20p., 2023.
OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira. Acesso em: 24 maio 2023.
PINTO, Erica Jaqueline Soares. Relações de gênero na carreira acadêmica em Engenharia Civil. João Pessoa, Tese (Doutorado) - UFPB/EDUCAÇÃO-PPGE, 152 f. 2019.
QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar a inclusão social. 25ª Reunião anual da Anped, Caxambu, v. 1, n.1, p. 01-10, set/out, 2002. Disponível em: http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/Arquivos/15%20-%20Manual%20de%20Gest%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gico%20e%20Administrativo/2.10%20Combate%20%C3%A0%20evas%C3%A3o/UM%20ESTUDO%20SOBRE%20A%20EVAS%C3%83O%20ESCOLAR%20-%20PARA%20PENSAR%20NA%20EVAS%C3%83O%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.
SERRA, S. M. B.; PALIARI, J.C. ; LORENZON, I.A. . Atividades de Extensão com Empresas de Engenharia Civil. In: COBENGE 2012 - XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.Belém, PA,, v. 1. p. 1-11, 2012.
SILVA, Debora Bernardo; FERRE, Adriana Aparecida de Oliveira; GUIMARÃES, Patrícia dos Santos; LIMA, Ricardo; ESPINDOLA, Isabela Battistelo. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 248-259, jul. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.