Relato de Experiência
uso de paródia na Educação Infantil e no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3580Palabras clave:
Prática educativa, ensino e aprendizagem, música, crianças, alunosResumen
Este texto relata a experiência desenvolvida a partir da prática pedagógica utilizando a construção de paródias, tratando da temática referente ao meio ambiente e sustentabilidade. Desenvolveu-se uma atividade com crianças da Educação Infantil, seguimento pré-escolar, e com uma turma do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática e Química, com o objetivo de investigar o uso de paródias como estratégia de ensino e aprendizagem. Constatou-se que a prática pedagógica foi uma experiência exitosa, pois contribuiu com a formação dos estudantes e possibilitou a ruptura com as metodologias pré-estabelecidas para o ensino e a construção de outras formas de aprendizagens. Ademais, essa atividade permitiu que as crianças e os jovens envolvidos na realização da prática pedagógica se envolvessem com a temática proposta e construíssem saberes autônomos, integrativos e criativos, além de viabilizar a experiência da musicalidade no ensino.
Citas
CAVALCANTI, Valdir de Souza; LINS, Abigail Fregni. Aprendizagens dos conceitos sobre circunferência na perspectiva da teoria das situações didáticas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, ano 1, p. 107-126, 2013. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/162. Acesso em: 13 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
SILVA, Ellen Samara Pereira da; PEREIRA, Ingride Barros; MELO, Suzyanne Morais Firmino de. O uso da música no ensino de biologia: experiências com paródias. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., E SEMINÁRIO DE ESTÁGIO, 7., 2015, Arapiraca. Eixo temático educação escolar e diversidade, Anais [...], Arapiraca: Universidade Federal de Arapiraca, 2015, p. 1-12. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/cipar/article/view/1892. Acesso em 13 abr. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.