Círculos de leitura e Centro de Referência de Assistência Social
o desafio de manter um projeto de extensão em meio à pandemia de Covid 19
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3515Resumen
O presente relato de experiência pretende demonstrar a importância da extensão no âmbito dos Institutos Federais, em especial do Instituto Federal Catarinense, por meio de um projeto de incentivo à leitura literária desenvolvido em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As ações extensionistas buscaram colocar em prática uma das missões do IFC, que é fortalecer os laços entre a instituição e seu entorno. Por meio de círculos de leitura, realizados na presencialidade, e de programas veiculados na rádio online do campus São Bento do Sul, no período de atividades de ensino remoto, o projeto de extensão “Círculos de leitura e Cras: transformação e literatura” desenvolveu estratégias para incentivar o hábito de leitura literária entre crianças, adolescentes e mulheres atendidos pelo centro de referência. Como resultado despertamos o interesse das crianças e adolescentes pela literatura, incentivamos a expressão e compartilhamento de suas impressões de leitura e estabelecemos com as mulheres da comunidade um canal de comunicação que levou a elas, no período de isolamento a que estavam obrigadas, informação sobre leis que as protegem, textos literários que lhes permitissem refletir sobre questões de gênero ou simplesmente usufruir de um momento de relaxamento e fruição estética em meio às incertezas e vulnerabilidades agravadas no período da pandemia de Covid 19.
Citas
ARAÚJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.
FORNARI, Liamara Teresinha. Emancipação Humana e Educação: possibilidade e desafios para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
PAES, José Paulo. Lé com cré. 12. ed. São Paulo: Ática, 2009.
SIMPATIA, Tião. A Lei Maria da Penha em Cordel. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.