Construção de saberes

a vivência e os desafios durante a pandemia do SARS-CoV-2 com projetos extensionistas agroecológicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3510

Palabras clave:

Agroecologia, educação popular, experiência, extensão universitária

Resumen

O presente artigo relata a experiência, durante a atuação no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de desenvolvimento dos projetos “Saberes e Fazeres: as Ciências da Natureza no cotidiano de camponeses e camponesas agroecológicos da região da Zona da Mata Paraibana – Nordeste Brasileiro”, “Mobilização comunitária no Campo: Agroecologia como estratégia para fortalecer a Conservação e uso da Biodiversidade, no Município do Conde, Paraíba” e “Mobilização e Educação Popular: Ciências da Natureza e Sustentabilidade na Zona da Mata Paraibana”, realizados pelo Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia (LABOAA) do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) da UFPB, no período de março de 2020 a abril de 2022. O propósito de tais projetos foi o de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e os(as) agricultores(as) dos municípios paraibanos de Sapé, Conde e Cruz do Espírito Santo, de maneira a permitir, a partir da Educação Popular, não apenas a troca e a construção de saberes relacionados às Ciências da Natureza, mas também de sua aplicação na Agroecologia. Desse modo, este relato tem como objetivo compartilhar os aprendizados adquiridos e as limitações enfrentadas, ao longo dos referidos dois anos, concernentes à execução desses projetos no PROBEX/UFPB, durante a graduação no curso de Ciências Biológicas, a fim de promover a interdisciplinaridade com diversos cursos, departamentos e centros de ensino, além de com a própria comunidade externa.

Biografía del autor/a

Gabriela Gonçalves Rolim de Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: gabriela.morais@academico.ufpb.br

Rayanne Mayara Maia Lins, Universidade Federal da Paraíba

 Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: rayanne.maia@academico.ufpb.br 

Fernando Ferreira de Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: fernando.morais@academico.ufpb.br

Sueila Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Tecnologia (CT), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAT), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: sueilaeng@yahoo.com.br

Citas

ASSIS, C. H. A., SOUZA, K. F. C., DUARTE, C. R. A.; RAMBO, J. R. Cestas da Reforma Agrária: alternativa de comercialização da produção em tempos de pandemia da COVID-19 no Sudoeste de Mato Grosso-Brasil. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, v. 16, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3369

BACCI, D. L. C.; JACOBI, P. R.; SANTOS, V. M. N. dos. Aprendizagem Social nas Práticas Colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 227-243, 2013.

BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 7 fev. 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/legislacoes/12-08_LEI-N14035.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC, Edição Atualizada, 2000/2001.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 12 de julho de 2022.

CARVALHO NETO, L. T. de; SOUZA, R. de; AIRES, J. S. F. Mídias na Educação: uma prática extensionista educomunicativa no Rio Grande do Norte. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, p. 15-24, 2021.

CEPAGRO. Agricultura familiar da região sul busca alternativas para compensar queda na comercialização devido à pandemia. 2020. Disponível em: https://cepagro.org.br/?p=10519. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

DE BOEF, W. S.; THIJSSEN, M. H. Ferramentas participativas no trabalho com cultivos, variedades e sementes. Um guia para profissionais que trabalham com abordagens participativas no manejo da agrobiodiversidade, no melhoramento de cultivos e no desenvolvimento do setor de sementes. Wageningen UR Centre for Development Innovation, 2007.

Decreto Nº 9470 DE 06/04/2020. LegisWeb, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=392807. Acesso em: 20 de julho de 2022.

Decreto Nº 9491 DE 18/05/2020. LegisWeb, 2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=395654. Acesso em: 20 de julho de 2022.

DEL-MASSO, M. C. S.; ROVEDA, J. A. F.; ZUANON, A. C. C.; GALHARDO, E. Interdisciplinaridade em extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 3, p. 2-12, 2017.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico] Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, (Coleção Leitura). ISBN 85-219-0243-3. 1996.

FREITAS, E. P.; BARBOSA, A. F.; SILVA SOARES, O. M. da. O Impacto da Pandemia sobre as Feiras Livres: Caso Corumbá-MS. Espaço e Tempo Midiáticos, v. 3, n. 2, p. 12-12, 2020.

GAZOLLA, M.; AQUINO, J. R. de. Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 29, n. 2, 2021.

GROLLMUS, N. S.; TARRÈS, J. P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. In: Fórum Qualitativo Sozialforschung/Fórum: Pesquisa Social Qualitativa. DEU, p. 24. 2015.

LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n. 1, p. 36-51, 2002.

MÉLO, C. B,; FARIAS, G. D.; NUNES, V. R. R.; ANDRADE, T. S. A. B. de; PIAGGE, C. S. L. D. Extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e1210312991-e1210312991, 2021.

NAVAS, A. L. G. P; BERTI, L; TRINDADE, E. R; LUNARDELO, P. P. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. In: CODAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020.

OLIVEIRA, F. L. B. de; ALMEIDA JÚNIOR, J. J. de. Extensão universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, p. 19-24, 2015.

OLIVEIRA, I. V. de; SANTOS, M. T. dos; MATOSO, A. O.; CONCEIÇÃO, A. F. da. Agroecologia: Alguns Conceitos e Princípios. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 4, 2020.

OMS. Organização Pan-Americana da Saúde - Opas/Brasil. (2020). Folha informativa - Covid-19 (Histórico da pandemia de COVID-19). Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 12 de julho de 2022.

PASQUALOTTO, C. Estamos comendo melhor? Mudanças no consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia do Covid-19. In: XXII ENGEMA, 2020, Porto Alegre. Anais [...]. São Paulo: USP, 2020.

Programa de Bolsas de Extensão. UFPB Pró-Reitoria de Extensão, 2020. Disponível em: https://proex.ufpb.br/proex. Acesso em: 04 de setembro de 2021.

ROCHA, C. R. da; MOREIRA, A. P. A.; SILVA, L. R. da; SANTOS, I. M. M. dos; BARBOSA, M. N.; BITTENCOURT, G.; FEITOSA, I. B. A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, v. 8, n. 1, p. 261-269, 2020.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, N. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de graduação - ciências humanas e sociais, v. 1, n.16, p. 141-148, 2013.

SANTORI, R. A juventude rural e suas perspectivas. Revista da Formação por Alternância - UNEFAB, Brasília, v. 4, n. 7, p. 05-16. 2008.

SANTOS JÚNIOR, A. L. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 13, p. 299-335, 2013.

SANTOS, J. H. de S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016.

SARAGOSO, T. M. R.; MACHADO, L. G; GARCIA, E. G. M. Agroecologia: Uma ciência interdisciplinar. Revista de Pesquisa Interdisciplinar. Cajazeiras, v. 3, n. 1, p. 107-113, 2018.

SILVA, J. A. L. da. Valorização de saberes populares através de vivência em comunidade: uma experiência da extensão popular. 2016.

STATISTA. Most popular social media platforms in Brazil as of 3rd quarter 2021, by usage reach. Statista Research Department, 2022. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1307747/social-networks-penetration-brazil. Acesso em: 29 de agosto de 2022.

VALADARES, I. Projeto de Extensão: Comunicação em Saúde como estratégia de enfrentamento à pandemia da COVID-19, Juiz de Fora, 2021.

YOSHIOKA, M. H.; LIMA, M. R. Experimentoteca de solos: infiltração e retenção da água no solo. Arquivos da APADEC, Maringá, v. 8, n. 1, p. 63-66, 2004.

Publicado

2024-08-06

Cómo citar

Gonçalves Rolim de Morais, G., Mayara Maia Lins, R., Ferreira de Morais, F., & Silva Araújo, S. . (2024). Construção de saberes: a vivência e os desafios durante a pandemia do SARS-CoV-2 com projetos extensionistas agroecológicos. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–25. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3510