O processo de salvaguarda da Documentação Institucional como estratégia para o reconhecimento, a valorização e o pertencimento de uma memória EPT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3479

Resumen

O artigo em voga buscou compreender qual o impacto do projeto “O Acervo Institucional como um espaço de preservação da memória da Educação Profissional e Tecnológica e seu processo de salvaguarda". A pesquisa encontra abrigo metodológico na pesquisa histórica, pois analisa as possibilidades de guarda documental que emergem a partir do projeto citado. Para tanto, o artigo teve como base teórica contributos acerca da História, da Memória, dos Acervos e da Educação Profissional Tecnológica, utilizando autores como Le Goff (2003), Candau (2014); Farge (2009) e Almeida (2021). No que concerne à metodologia para a realização dessa pesquisa, foram utilizadas, principalmente, obras de Jaccoud e Mayer (2008), em relação à observação direta; Goldenberg (2004), Gibbs (2009) e Lüdke e André (2018), no que tange à pesquisa qualitativa. Os resultados do trabalho estão na descrição dos métodos empregados pela equipe do projeto, seus achados, as pesquisas ocorridas a partir do Acervo e as possibilidades que este espaço inaugura.

Palavras-chave: Acervos; Pesquisa Documental; Educação Profissional Tecnológica; IFSul.

Biografía del autor/a

Alexandre da Silva Borges, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Docente do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Graduado em História com Ênfase em Patrimônio Histórico Cultural, pela Universidade Federal do Rio Grande, com intercâmbio em Patrimônio Cultural e Arqueologia pela Universidade do Algarve, em Portugal (FURG/UAlg). Tem como temática de trabalho os espaços formativos não formalizados, pesquisando as festas e demais manifestações culturais e populares, sob o viés da História das Religiões e Religiosidades e da Antropologia do Imaginário. Tem interesse, ainda, sobre: Ensino de História; Memória e Patrimônio. É integrante do Grupo de Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) e do IANDÉ-Grupo de pesquisa sobre línguas e culturas brasileiras (Universidade de Varsóvia).

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História Educação e Docência (GPHEDo). E-mail: adriana.adrileon@gmail.com

 

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Publicado

2023-05-17

Cómo citar

Borges, A. da S., & Duarte Leon, A. (2023). O processo de salvaguarda da Documentação Institucional como estratégia para o reconhecimento, a valorização e o pertencimento de uma memória EPT. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–27. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3479