Cooperação técnica internacional Brasil-Senegal – projeto PAIS/Natanguee
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3424Resumen
O projeto de cooperação agrícola entre Brasil e Senegal – Fortalecimento de Práticas Agroecológicas para o Estabelecimento de Sistema Participativo de Certificação no Programa de Fazendas Natanguee no Senegal – está em andamento desde 2017 e transcorre com ações conjuntas entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), a PAIS Consultoria e a Agência Brasileira de Cooperação (Itamaraty). No presente relato de experiência, objetiva-se apresentar a missão realizada entre o final de outubro de 2018 e o início de novembro de 2018, demonstrando o caráter extensionista dos projetos de cooperação técnica internacional da Cooperação Sul-Sul. Assim, dentre as conclusões principais e as recomendações, destaca-se que a agroecologia, além das potencialidades para geração de renda no campo e acesso à alimentação saudável, fortalece-se na medida que os agricultores aprofundam as interações dialógicas entre si e junto com técnicos e especialistas.
Palavras-chave: Cooperação agrícola internacional; agroecologia; desenvolvimento rural.
Citas
ALMEIDA, C.; CAMPOS, R. P.; BUSS, P. B. M.; FERREIRA, J. R. A concepção brasileira de ‘cooperação sul-sul estruturante em saúde’. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 16, n. 1, Rio de Janeiro/RJ, p. 25-35, mar/2010. DOI: https://doi.org/10.3395/reciis.v4i1.696
FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. 17p. 2001.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. 18p.
KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar, conceitos, ferramentas e vivências. - Salvador: GTZ, 2007.
MILHORANCE, Carolina. A política de cooperação do Brasil com a África Subsaariana no setor rural: transferência e inovação na difusão de políticas públicas. Revista Brasileira de Política Internacional. v. 56, n. 2, p.5-22, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292013000200001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.