Oficinas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3412

Palabras clave:

Escrita científica, Popularização da ciência, feira de ciências, Inovação

Resumen

A Extensão Universitária é um importante veículo de comunicação entre a universidade e a sociedade, que visa a produção de conhecimentos e a interlocução das atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, através de processos ativos de formação. Nesse sentido, a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Frutal, tem colocado em prática diferentes iniciativas junto à comunidade externa, no sentido de estimular o interesse pelas ciências. Um dos momentos importantes dessa construção de conhecimento tem culminado nas Feiras de Ciências. Esse relato apresenta um conjunto de atividades desenvolvidas durante nove oficinas ofertadas para os docentes do ensino básico do Município de Frutal - MG. O intuito dessas oficinas é no sentido de auxiliar os professores do ensino fundamental e médio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. As oficinas foram conduzidas algumas semanas antes da II Feira de Ciências da UEMG – Frutal e contaram com a participação de 12 palestrantes de 7 instituições acadêmicas de ensino técnico ou superior, e 15 docentes do ensino básico do Município. As oficinas tiveram como principais metas proporcionar aos docentes: (i) uma autonomia maior na elaboração de projetos de pesquisa; (ii) o entendimento dos procedimentos técnico-metodológicos que compõem um projeto científico; e (iii) a compreensão da importância da padronização e apresentação do projeto científico. Espera-se que os resultados obtidos gerem uma maior e melhor participação desses professores nas próximas feiras de ciências, bem como a capacitação daqueles para a publicação de trabalhos científicos obtidos a partir de seus projetos escolares. 

Biografía del autor/a

Marcos Bohrer Monteiro Siqueira, Sociedade Brasileira dos Recursos Genéticos

Doutor em Ciências na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - Universidade de São Paulo. Atualmente é Docente (Nível VI, Grau A) na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal. Tem experiência na área de Genética e Genômica Populacional de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética e Genômica de populações, Marcadores Moleculares, Ecologia Aplicada em Agroecossistemas e Diversidade Genética.

Geisiane Rodrigues Dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais - Frutal

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (bolsista FAPEMIG/PCRH, 2018-2020), é Mestre em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, (bolsista da FAPEMIG, 2012-2013). Professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Giovanni Uema Alcantara , Universidade do Estado de Minas Gerais - Frutal

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Sagrado Coração (2019). Tem experiência na área de Química, com ênfase no setor de Qualidade, atuando principalmente nos setores sucroenergético e de desenvolvimento biotecnologia.

Wellington Ferreira do Nascimento

PhD em Ciências - Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto C e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Maranhão.

Citas

CRUZ, Roberto Morais; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MOSCON, Daniela Campos Bahia; MICHELETTO, Marcos Ricardo Datti; STICCA, Marina Greghi; Mary Sandra CARLOTTO; ESTEVES, Germano Gabriel Lima; DELBEN, Paola Barros. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 20, n. 1, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.Editorial

CUENCA, Angela Maria Belloni; PAULA, Dulcenéa de; FRANÇA JUNIOR, Ivan. Desenvolvimento da habilidade na escrita e a produção científica: cursos são necessários? Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 1- 7, 2017. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1166

FRANCISCO, Welington; SANTOS, Igor. A feira de Ciências como um meio de divulgação científica e ambiente de aprendizagem para estudantes-visitantes. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 7, n. 13, p. 96-110, 2014.

GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de ensino de Física, Florianópolis v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

IVANISSEVICH, Alicia. A missão de divulgar ciência no Brasil. Ciência e Cultura, Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, p. 4-5, 2009.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, 2009.

OLIVEIRA, A. C., PADIM, D. F., & EPOGLOU, A. Oficinas temáticas: uma proposta extensionista para ampliar a formação inicial de professores. Caminho Aberto: Revista De extensão do IFSC, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 78–82, 2021. DOI: https://doi.org/10.35700/ca20170078-822052

RODRIGUES, Antônio Rony da Silva Pereira. Papel das feiras científicas como ferramenta para iniciação e educação científica na educação básica. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], Lagoa Nova, v. 14, n. 1, p. e31417, 2023.

SANTOS, Adevailton Bernardo. Feiras de ciência: um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 155-166, 2012.

SOBRINHO, José Falcão; FALCÃO, Cleire Lima da Costa. Feira de ciências: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão. Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 74-103, 2015. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_art04

TSAI, Ching-Chung. Taiwanese science students and teachers perceptions of laboratory learning environments: exploring epistemological gaps. International Journal of Science Education, London, v. 25, n. 7, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/09500690305031

VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. 406 p

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

VOLPATO, Gilson Luiz. Como escrever um artigo científico. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 4, p.97-115, 2007.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Monteiro Siqueira, M. B., Dos Santos, G. R. ., Alcantara , G. U. ., & Nascimento, W. F. do . (2023). Oficinas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–13. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3412