Lesson Study na Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática:

Articulando Ensino, Extensão e Pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3395

Resumen

A Extensão Universitária num curso de Licenciatura em Matemática é importante na medida em que estabelece a comunicação entre a Universidade e a sociedade, além de promover a relação entre as atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, por meio de processos ativos de formação e/ou transformação do futuro professor de Matemática. Neste relato de experiência, apresentamos o projeto de extensão “O Planejamento da Aula de Matemática por meio da Lesson Study” que teve como objetivo geral “Criar um grupo e implementar a metodologia Lesson Study no ensino da Matemática”. Neste processo, foi importante a troca de experiências entre a Formação Inicial e Continuada, o que resultou no enriquecimento para ambos os lados e na compreensão de que o objeto do conhecimento matemático e o conhecimento da e na prática devem ser articulados e servir como base para reflexões que visem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática e a Formação Inicial do futuro professor de Matemática. Além disso, a indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa é fundamental na formação do futuro professor de Matemática que, além de participar de um projeto de extensão, deve vivenciar e ser capaz de articular, por meio de processos de reflexão e colaboração, os conhecimentos oriundos da universidade com a experiência do professor na escola (ou seja, os conhecimentos de conteúdo e os conhecimentos experienciais).

Biografía del autor/a

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR/Brasil.

Doutora em Educação

Mestre em Educação Matemática

Licenciada em Matemática

Publicado

2022-11-21

Cómo citar

Bezerra, R. C., Silva Caetano, R., & Peron da Silva, L. (2022). Lesson Study na Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática: : Articulando Ensino, Extensão e Pesquisa. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–12. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3395