Potencialização de ações coletivas em periferias urbanas
os casos dos morros de Jesus de Nazareth e da Piedade em Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3375Resumen
O texto aborda o desenvolvimento de projeto de extensão apoiado por duas pesquisas de mestrado em Ensino de Humanidades. O lócus das ações foram dois bairros distintos da periferia urbana de Vitória/ES, realizadas entre os anos de 2017 e 2020 e analisadas em 2021. Apesar das diferenças, os dados apontam problemas comuns nas duas comunidades: falta de espaços de lazer, ocorrência de violências das mais variadas ordens – inclusive a incentivada pelo Estado – e representação social negativa dos bairros e suas consequências para os moradores. Com base em dados produzidos a partir de diagnósticos comunitários, buscou-se potencializar ações conjuntas – intervenções sociais dialógicas – que potencializaram a expressão periférica positiva. Temos como resultados que a valorização do protagonismo comunitário tem relações diretas com a superação de subjetividades negativadas – amparadas no medo –, que são atravessadas pela representação social do lugar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.