Compostagem urbana
análise da avaliação da comunidade palotinense
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3363Resumen
O presente trabalho analisou a avaliação parcial dos participantes do projeto de extensão Palotina recicla o orgânico, o qual mobilizou a comunidade local para a segregação dos resíduos em três frações, incentivando os moradores a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem; os orgânicos às composteiras domiciliares e os rejeitos, aos aterros sanitários. O projeto distribuiu mais de 500 composteiras, contemplando os moradores e instituições de ensino do município de Palotina (oeste do Paraná). O estudo, de natureza qualitativa e documental, analisou 143 fichas de avaliação preenchidas pelos moradores e 09 questionários respondidos por professores atuantes no projeto. Os dados indicam que 99% dos moradores têm intenção de continuar compostando, já que os beneficiários desenvolveram senso crítico, autonomia e pró-atividade em relação ao processo de compostagem. Os resultados também apontaram que dentre as principais dificuldades encontradas pelos professores estão: a conciliação das atividades do projeto com a rotina, dificuldade em relacionar o tema com os assuntos já existentes no currículo e a sobrecarga docente. Os participantes relataram que o subsídio técnico da equipe executora do projeto possibilitou a troca de saberes, ideias e experiências entre escolas, moradores e universidade. Por fim, salientamos que o trabalho nas instituições de ensino foi iniciado após a consolidação do projeto na comunidade, fato que culminou na potencialização e enraizamento da prática de compostagem nas escolas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.