Saúde e trabalho: uma pesquisa ação com recicladores de Joinville, Santa Catarina, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca202001242-512656Palabras clave:
Saúde, Educação, Reciclagem.Resumen
A reciclagem vem ocupando espaço nos debates nacionais e internacionais pelo importante papel social e ambiental que desempenha. Este estudo teve como objetivos identificar as necessidades relacionadas à saúde e trabalho dos recicladores de resíduos sólidos de uma cooperativa e desenvolver ações de educação em saúde direcionadas a estes trabalhadores. Tratou-se de uma pesquisa-ação, fruto de um projeto integrador, realizado com 16 trabalhadores cooperados a uma associação de recicladores da região norte de Santa Catarina, Brasil. O método foi composto por quatro fases: contextualização, planejamento das ações, ações e avaliação. O estudo evidenciou que a reciclagem ainda é desenvolvida por pessoas em situação de vulnerabilidade e com baixo nível de escolaridade. No entanto, esta profissão tem um grande significado aos trabalhadores que a desempenham, pois representa sua principal fonte de renda econômica, além disso, os trabalhadores reconhecem seu importante papel no ciclo produtivo da sociedade. As oficinas desenvolvidas com os recicladores relacionadas ao tema saúde e trabalho, possibilitaram orientar para o autocuidado e para a prevenção de agravos a saúde.
Archivos adicionales
- Figuras e tabelas (Português (Brasil))
- Parecer Comitê de Ética em Pesquisa (Português (Brasil))
- Figura 2. Oficinas sobre saúde e trabalho em uma associação de recicladores. (Português (Brasil))
- Figura 2b- Figura 2. Oficinas sobre saúde e trabalho em uma associação de recicladores. (Português (Brasil))
- Figura 1 Etapas da Pesquisa ação (Português (Brasil))
- Figura 2A (Português (Brasil))
- Figura 2B (Português (Brasil))
- Figura 2. Oficinas sobre saúde e trabalho em uma associação de recicladores. (Português (Brasil))
- Figura 1 (Português (Brasil))
- Figura 2 (Português (Brasil))
- Figura 3 (Português (Brasil))
Publicado
Versiones
- 2021-10-08 (2)
- 2020-03-09 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.