Análise e Intervenção no Descarte de Medicamentos Vencidos no Município de Jaraguá do Sul
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20160433-451868Palabras clave:
Meio Ambiente, Medicamento, Sociedade.Resumen
O presente artigo consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos, bem como na intervenção no universo de pesquisa encontrado no projeto de iniciação à pesquisa científica Conectando Saberes, desenvolvido no IFSC do curso Técnico em Química (modalidade Integrado), câmpus Jaraguá do Sul. Em pesquisa, constou que 74% da amostra coletada no terminal urbano da cidade descartava seus medicamentos de forma inadequada e que a cidade oferece estrutura suficiente para que o descarte correto seja efetuado. Então, objetivou-se conscientizar e realizar a divulgação da forma correta do descarte de medicamentos vencidos com o apoio da prefeitura municipal. Para tanto, ministrou-se palestra aos agentes de saúde da cidade, produziram-se flyers e cartazes informativos e elaboraram-se dez urnas distribuídas em lugares centrais e periféricos do município. Devido a aproximadamente 18.000 medicamentos recolhidos, foi possível perceber que através da integração de mecanismos simples de divulgação houve uma movimentação significativa da população em direção ao descarte correto dos medicamentos vencidos.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n4.p33-45.1868
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-10-14 (2)
- 2016-06-27 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.