Relato de experiência do projeto de extensão “Construindo saberes na feira agroecológica na Ufla”
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3446Abstract
Este relato descreve as ações do projeto de extensão “Construindo saberes na feira agroecológica na Ufla” que tem por objetivo construir espaços de diálogo entre a universidade, os agricultores e a comunidade local a partir da comercialização de produtos sustentáveis ofertados pelos feirantes, favorecendo a promoção da agroecologia, a responsabilidade socioambiental e alimentação saudável. Foi possível, por meio de métodos participativos, construir espaços de diálogo entre os diferentes atores a partir de saberes diversos. A articulação de atores, a participação e a construção coletiva do conhecimento fizeram da feira mais do que um ponto de encontro, mas também um espaço pedagógico pautado em práticas e significados onde a agroecologia ganha corpo como campo interdisciplinar de conhecimento. Um processo de múltiplas iniciativas em que agricultores e agricultoras emergem como sujeitos políticos, como alternativa ao modelo hegemônico agroindustrial e aos mercados que a caracterizam, contribuindo para ressignificar a feira agroecológica como lócus de resistência.
Palavras-chave: Extensão universitária; agroecologia; participação; interdisciplinaridade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.