This is an outdated version published on 2021-05-05. Read the most recent version.

Caminhando por Araranguá: um roteiro histórico, cultural e ambiental

Authors

Keywords:

Roteiro a pé. Território educativo. Cidade educadora. Cultura

Abstract

O projeto “Caminhando por Araranguá: um roteiro histórico, cultural e ambiental” foi desenvolvido entre 2017 e 2018 no IFSC-Araranguá, entendendo a cidade como um território educativo (SINGER, 2015). Foi criado um roteiro educacional realizado a pé pelo centro histórico de Araranguá (SC), abordando aspectos patrimoniais e ambientais com enfoque interdisciplinar. O roteiro foi conduzido por alunos dos cursos técnicos integrados em eletromecânica e vestuário, com suporte de sinalização afixadas na Praça Hercílio Luz, cuja finalidade é indicar um website onde se encontra acessível o roteiro local.

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p144-148.3073


Author Biography

Rodrigo da Costa Lima, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professor EBTT

Mestre em Sociologia (UFRGS)

Lotado no Campus Araranguá (IFSC)

References

Caminhando por Araranguá: um roteiro histórico, cultural e ambiental. Caminhando por Araranguá. Disponível em: <http://caminhandoporaru.ararangua.ifsc.edu.br/>. Acesso em 31 de agosto de 2020.

HOBOLD, Paulo. A história de Araranguá. Complementada e atualizada por Alexandre Rocha. Araranguá: Prefeitura Municipal de Araranguá, 2005.

MARQUES, Ana Paula; MOREIRA, Rita. Cidades educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico. In: Braga: Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2009. p. 1754-1768. Disponível em: <http://www.redbcm.com.br/arquivos/CidadesCriativas/cidades%20educadoras.pdf> Acesso em: 15 out. 2020.

PIMENTA, Margareth de Castro Afeche. Araranguá: expansão e plano. GEOSUL, Florianópolis, V. 15, Nº 29, P. 79-109, jan./jun. 2000.

SCHEIBE. Luiz Fernando.; BUSS. Maria Dolores.; FURTADO. Sandra Maria de Arruda. Atlas Ambiental da Bacia do Rio Araranguá/SC. Florianópolis: UFSC: Cidade Futura, 2010.

SINGER, Helena (Org.). Territórios educativos: experiências em diálogo com o Bairro-Escola. São Paulo: Moderna, 2015.

Published

2021-05-05

Versions

How to Cite

da Costa Lima, R., Dalpiaz Melo, M., de Souza Córdova, A. M., & Bialeski Vieira, A. V. (2021). Caminhando por Araranguá: um roteiro histórico, cultural e ambiental. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 144–148. Retrieved from https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3073

Issue

Section

Relatos de Experiência