Psicologia e assistência social: o estudo de caso como estratégia de acompanhamento familiar

Authors

Keywords:

Política Nacional de Assistência Social. Psicologia. Formação. Estudo de Caso.

Abstract

O presente artigo objetiva apresentar uma experiência de oficinas de formação desenvolvidas junto a um grupo de psicólogos(as) atuantes em equipamentos da proteção social básica e especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As oficinas de formação buscaram refletir sobre a utilização do estudo de caso como uma ferramenta que contribui para a atuação na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Para tanto, buscou-se realizar a análise de como o estudo de caso é definido e discutido nos documentos do SUAS e promover um espaço de partilha de experiências e desafios entre os profissionais. A partir dos encontros, conclui-se que os estudos de caso são momentos nos quais os participantes discutem situações que acompanham e tecem estratégias de intervenção, representando ainda um importante suporte aos profissionais para o atendimento das situações que se apresentam no trabalho.

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p66-75.2957


Author Biographies

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pos-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente  do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Anyelle Karine de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Londrina.

Claudia de Godoi Ferreira de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.

References

ANDRADE, L. F.; ROMAGNOLI, R. C. O Psicólogo no CRAS: uma cartografia dos territórios subjetivos. Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 3, p. 604-619, 2010.

BARRETO, A. F. Sobre a dor e a delícia da atuação psicológica no SUAS. Psicologia: ciência e profissão, v. 31, n. 2, p. 406-419,2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei Orgânica da Assistência Social n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, publicada no DOU de 8 de dezembro de 1993. Brasília, 1993.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Brasília: MDSSNAS, 2004.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica do SUAS (NOBSUAS). Brasília: MDSSNAS, 2005.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOBSUAS-RH). Brasília: MDSSNAS, 2006.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília: MDSSNAS, 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Brasília: MDSSNAS, 2011.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas sobre o PAIF – volume II. Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF. Brasília: MDSSNAS, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Prática de Psicólogos(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. Brasília: CFP, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Nota técnica com parâmetros para atuação das (os) profissionais de psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Brasília: CFP, 2016.

CORDEIRO, M. P.; CURADO, J. C. Psicologia na Assistência Social: um campo em formação. Psicologia & Sociedade, v. 29, 2017.

JUNQUEIRA, L. A. P. A. Gestão intersetorial das políticas sociais e o terceiro setor. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 25-36, 2004.

LARROSA, J. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1998

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LITENSKI, A. C. de L.; DE SOUZA, C. G. Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): considerações acerca da formação profissional em instituições públicas do estado do Paraná. Emancipação, v. 17, n. 1, p. 58-73, 2017.

MACEDO, J. P. et al. O psicólogo brasileiro no SUAS: quantos somos e onde estamos?. Psicologia em estudo, v. 16, n. 3, p. 479-489, 2011.

MACEDO, R. S.; SÁ, S. M. M. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 324-336, jan./abr.,2018.

PASSEGGI, M. C. A experiência em formação. Educação, v.34, n.2, p.147-156, maio/ago. 2011.

ROMAGNOLI, R. C.. Relações macropolíticas e micropolíticas no cotidiano do CRAS. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 1, p. 151-161, 2016.

SATO, L.; SOUZA, M. P. R. Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em Psicologia. Psicologia USP, v. 12, n. 2, p. 29-47, 2001.

SEIXAS, P. S. et al. As políticas sociais nos fundamentos dos projetos pedagógicos dos cursos de Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 437-446, 2016.

SILVA, R. B.; OSAWA, R. N. T. Psicologia e a questão do trabalho em rede na Política de Assistência Social no Brasil. Psicoperspectivas. v.19, n.2, p.1-13, 2019.

VEIGA-NETO, A. As duas faces da moeda: heterotopias e emplazamientos curriculares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. p. 249-264. jun.2007.

Published

2021-05-05 — Updated on 2021-10-08

Versions

How to Cite

Silva, R. B., Andrade, A. K. de, & Almeida, C. de G. F. de. (2021). Psicologia e assistência social: o estudo de caso como estratégia de acompanhamento familiar. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 66–75. Retrieved from https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2957 (Original work published May 5, 2021)

Issue

Section

Artigos