Mudando vidas invisibilizadas: percepções de participantes sobre os impactos de um projeto de inclusão e letramento digital
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca2020016-232869Keywords:
Letramentos Digitais. Inclusão Digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Extensão universitária.Abstract
Considerando a cultura digital em que estamos hoje inseridos e a necessidade de usos críticos e criativos das tecnologias nos mais diversos contextos sociais, nas relações de trabalho, nas escolas etc., este estudo analisa as percepções de sujeitos acerca dos impactos de sua participação em um projeto de extensão universitária cujo objetivo é promover a inclusão digital e social e desenvolver letramentos digitais de sujeitos com nível fundamental e médio de escolaridade. Os dados foram coletados ao longo de 2018 por meio de registros escritos dos participantes. Os depoimentos indicam que os sujeitos passaram a ter melhores condições de acesso à informação e à cultura, além de ampliarem os usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no cotidiano e iniciarem um processo de empoderamento.
http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p16-23.2869
Downloads
Additional Files
Published
Versions
- 2021-10-08 (2)
- 2021-03-13 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.