Lesson Study na Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática:
Articulando Ensino, Extensão e Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3395Resumo
A Extensão Universitária num curso de Licenciatura em Matemática é importante na medida em que estabelece a comunicação entre a Universidade e a sociedade, além de promover a relação entre as atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, por meio de processos ativos de formação e/ou transformação do futuro professor de Matemática. Neste relato de experiência, apresentamos o projeto de extensão “O Planejamento da Aula de Matemática por meio da Lesson Study” que teve como objetivo geral “Criar um grupo e implementar a metodologia Lesson Study no ensino da Matemática”. Neste processo, foi importante a troca de experiências entre a Formação Inicial e Continuada, o que resultou no enriquecimento para ambos os lados e na compreensão de que o objeto do conhecimento matemático e o conhecimento da e na prática devem ser articulados e servir como base para reflexões que visem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática e a Formação Inicial do futuro professor de Matemática. Além disso, a indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa é fundamental na formação do futuro professor de Matemática que, além de participar de um projeto de extensão, deve vivenciar e ser capaz de articular, por meio de processos de reflexão e colaboração, os conhecimentos oriundos da universidade com a experiência do professor na escola (ou seja, os conhecimentos de conteúdo e os conhecimentos experienciais).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.