Educação financeira para crianças: relato de experiência de um projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20160515-252028Palavras-chave:
Educação Financeira. Ensino Fundamental, Extensão, Oficinas PedagógicasResumo
Esse artigo destaca as ações do Projeto de Extensão Educação Financeira para Crianças, resultantes da parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Escola Municipal Eny Caldeira, realizada em 2014, na cidade de Curitiba/PR. A formação fi nanceira promovida no ambiente escolar é uma das estratégias para que o aluno se torne agente de seu próprio desenvolvimento. Nessa direção, foram realizadas ofi cinas pedagógicas e multidisciplinares enfatizando o conceito de educação fi nanceira. Foram desenvolvidas atividades com base nas vertentes informação e formação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Nesse rumo, o objetivo do projeto foi infl uenciar a comunidade escolar para que a educação fi nanceira esteja inserida no ensino fundamental, pois sua abordagem colabora para que as crianças sejam mais críticas, proativas e autônomas em relação às finanças.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n5.p15-25.2028
Arquivos adicionais
- Figura 1: Alunos do ensino fundamental em atividades
- Figura 2: Uma conversa sobre sustentabilidade
- Figura 3: Oficina com garrafas PET/Construção de Cofrinhos
- Figura 4: Peça de teatro: poupou, poupou, poupou - Grupo Contraindicados/IFPR
- Figura 5: Alunos do ensino fundamental em atividades
- Figura 6: Resultados da Estratégia Nacional de Educação Financeira
- Figura 7: Dimensões espacial e temporal da educação financeira
Publicado
Versões
- 2021-10-14 (2)
- 2017-01-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.